2. > TV
  3. > Balão Mágico

Título Balão Mágico (Original)
Ano produção 1983
7 de Março de 1983 ( Brasil )
Duração

O programa Balão Mágico, um dos primeiros infantis da TV brasileira a ser apresentado por crianças. Inicialmente Balão Mágico tinha como apresentadores a ex-menina circense Simony, na época com apenas 5 anos de idade e o Fofão, uma espécie de “cachorro extraterrestre’’ com bochechões. O programa infantil “Balão Mágico”, foi exibido pela Rede Globo de 1983 a 1986, de segunda a sexta-feira, às 11h. Na direção esteve Rose Nogueira e com a supervisão de Nilton Travesso. Edi Newton era o responsável pela direção das atrações musicais. O infantil era uma produção da TV Globo de São Paulo e fez muito sucesso entre as crianças, que adoravam assistir ao programa comandado também por crianças. Com cerca de uma hora de duração, “Balão Mágico” misturava números musicais, sorteios e desenhos animados como “O Homem-Pássaro”, “Pernalonga”, “Os Flintstone”, “Popeye”, “A Turma do Zé Colmeia”, “Os Surfs”, “He-Man”, “Mulher Aranha” e “Superamigos”. Algumas pequenas histórias eram usadas como gancho para a apresentação de desenhos e dramatizações. Para criar essas histórias, Rose Nogueira contava com a parceria da poeta Lúcia Vilares. Nos últimos meses de exibição do programa, enquanto o Xou da Xuxa estava em fase de pré-produção, Balão Mágico foi apresentado apenas por Cascatinha e Jairzinho. Balão Mágico foi exibido pela última vez no dia 28 de junho de 1986 para dar lugar ao Xou da Xuxa.