Braço de Ferro

1983

Braço de Ferro

Braço de Ferro foi uma telenovela brasileira exibida pela Rede Bandeirantes entre 9 de maio e julho de 1983, às 17h30. Escrita por Marcos Caruso, foi dirigida por Sérgio Galvão e supervisionada por Roberto Talma. Foi dirigindo um episódio da obra que Jayme Monjardim fez sua estreia na televisão.
Um grupo de crianças funda um clube num casarão abandonado que fica em terreno desapropriado, onde conversa sobre seus problemas e busca soluções para cada um deles. A série durou pouco, mas a carreira de alguns de seus atores continuaram por longo tempo, como a de Selton Mello e do cantor do grupo Dominó, Marcos Roberto Quintela.
Tratou-se de uma telenovela voltada exclusivamente ao público infantil, com uma linguagem inocente e inteligente, que atraía os telespectadores mirins da emissora. Apesar da ideia inovadora e muito boa, sofreu um pouco com a falta de recursos devido ao baixo orçamento oferecido pela emissora. A qualidade de locações e a escolha do elenco também foi seriamente prejudicada devido à escassez de recursos.
O elenco era composto de 90% das crianças, e o elenco adulto servia apenas de apoio, segundo o autor, Marcos Caruso, no lançamento.

9 de Maio de 1983

Elenco de Braço de Ferro