3. > Calimero

Ano produção 2014
2014 ( Mundial )
Duração
Classificação L - Livre para todos os públicos

Calimero é uma série de animação para televisão baseado na criação italiana narrando a história de um meigo, mas infeliz pintinho (o único negro da família de galos amarelos). Ele veste metade de sua casca de ovo ainda na sua cabeça.

Os personagens nasceram nas mãos de Nino e Toni Pagot e começaram como estrelas de uma série de anúncios italianos de publicidade. O sucesso enviou os personagens ao Japão para estrelarem sua série de anime.

Calimero atua juntamente com sua eterna namorada Priscila (uma tímida ave,mas com um senso comum), o pássaro esverdeado Valério (o aprendiz de cineasta), a pata de peso Susi, outro pato esverdeado de peso Piero (o eterno noivo de Susi), e a outra tímida ave Rosella (a eterna namorada de Valério). Na maioria das vezes, a série consiste de muitas aventuras dos personagens como eles resolvem mistérios e fazem documentários. Ainda assim, suas aventuras normalmente os colocam em grandes riscos.

A série foi produzida pela KSS, Rever, Toei Animation e RAI; e exibida no Japão pela Nihon Educational Television/Asahi Terebi e TV Tokyo, e apresentada no Brasil pela Rede Globo de Televisão no início dos anos 80 e posteriormente pela TV Cultura nos programas Glub Glub e Cocoricó. Em Portugal as primeiras séries italianas passaram na RTP nos anos 70 com dobragem inglesa e legendas em português e em 1985 passou a primeira série de anime produzida no Japão na dobragem italiana com legendas em português e a última série produzida de 1992 foi emitida com dobragem portuguesa no final dos anos 90.