Câmera

2000

Camera

Este curta-metragem, com pouco menos de sete minutos de duração, foi realizado por David Cronenberg em comemoração aos vinte e cinco anos do Festival de Cinema de Toronto. Em sua homenagem à sétima arte, a pequena obra exala uma atmosfera amarga e melancólica; porém, ao mesmo tempo, o filme é poético e esperançoso. Um ator veterano está sentado na sala de uma casa, diante da câmera, dando um longo e sentido depoimento sobre sua relação com o cinema: os filmes espelham a vida, cristalizam os sonhos e a passagem do tempo, e de repente tudo o que valioso parece ter ficado no passado ou já ter sido feito. Enquanto o ator profere seu monólogo em tons grisalhos, porém, um grupo de crianças parece brincar ao seu redor, correndo pelos diversos cômodos da casa e se preparando com empolgação para filmar. Assim, mobilizam todos os equipamentos necessários para transformar aquele recinto em um set de filmagem, e o ator no protagonista que será projetado na tela. A entrada da câmera transfigura magicamente o espaço, dando um novo início ao filme dentro do filme, que o espectador passa a assistir incorporando o olhar revigorado de uma nova geração de cineastas: essas crianças que, daqui a outro quarto de século, serão os realizadores e os espectadores dos filmes do futuro.

2000