Duração
Qual é o lugar de fala das mulheres migrantes na antropofágica São Paulo? Quais os extremos desse território? Em Cantos de Origem, as vozes de três cantoras migrantes são entrelaçadas com música e percorrem o coração econômico da América Latina, resgatando suas origens enquanto projetam seu futuro sem fronteiras.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Nduduzi Siba (Sul Africana), Jéssica Areias (Angolana) e Pitoniza Gómez (Agentina) depõem sobre suas vivencias e sobre o ofício de cantar no que é considerada a maior cidade da América Latina, mas que falar sobre suas experiência pessoais, elas dão voz a uma gama extraordinariamente grande de migrantes que em São Paulo vão se encontrar, por várias razões, de diversas maneiras e com expectativas e realidades diversas também. A música não o único vínculo que as une, mas como uma porta que se apresentou como alternativa em momentos difíceis de suas vidas. Seria cruel pedir que o curta explorasse profundamente a vida de cada uma delas e seus encontros, no entanto, no que se propõe, Cantos de Origem não decepciona. Ouvir mulheres, principalmente estrangeiras, falando a partir de seus ofícios no Brasil é, também, falar de racismo forte no país, a xenofobia e o machismo. Pitoniza Gómez, que veio da periferia de Buenos Aires, Argentia, Nduduzi Siba, que pretendia voltar para o país de origem - África do Sul - mas se vê envolvida com tráfico de drogas e tem uma expulsão ainda em avaliação na justiça e Jéssica Areais, angolana que inicia um discurso desconcertante sobre o estereótipo que o brasileiro faz do africano, certamente têm muito a dizer sobre a relação que estabelecem com São Paulo e como foi (ou não) o processo de adaptação. O documentário só nos faz lembrar, além de tudo, de que desconhecemos a história latino americana e a africana e isso contribui, bastante, para os esteriótipos e os preconceitos! O lugar de fala da mulheres (Lugar de fala é um conceito que tem permeado as discussões e debates atuais quando se refere a minorias e experiências sociais. Essencialmente, refere-se a autoridade que uma pessoa possui para falar sobre a sua situação social enquanto pertencente a um grupo minoritário, seja étnico, de gênero, religioso, político, etc.)
Curtas#18 - Cantos de origem - 2019 - Brasil - visto no dia 21.09.20
Mulheres de regiões diferentes, de culturas e países diferentes que veem na música a forma de se expressar, de se comunicar, interagir na sociedade onde vive e na vida pessoal. Mulheres aleatórias que são como muitas outras: dificuldade de se adaptar em um ambiente, país estrangeiro com cultura, costumes diferentes, lutam no dia a dia para serem alguém na vida, para conquistar seus sonhos e aqui o curta contou a sua conexão com a maravilhosa área que é a música. A música não é só a "área". Música é vida. Salva vidas. Então aqui elas fazem um depoimento bacana sobre isso, também do posicionamento da mulher na sociedade. Foi bem básico o curta, dá para o gasto, então é mais uma pincelada simples sobre o assunto, onde cada mulher traz para o nosso rico e diversificado país a identidade da sua raiz, origem de nascença e que mantém até hoje a sua cultura. Gostei das referências musicais, principalmente com o álbum do U2 chamado War. E elas tem uma bela voz sim, sem dúvidas. Vale para reflexão e análise.
Nota: 7,0