Carnaval da Vitória

1977

Carnaval da Vitória

Carnaval da Vitória, dirigido pelo célebre cineasta angolano António Ole (1977), é o primeiro dos três filmes selecionados pelos curadores Nadine Siegert e André Cunha para uma trilogia sobre o Carnaval, que abrange os dois lados do Atlântico Sul. É o único que foi concluído. Existem arquivos de som para o segundo filme, sobre o Mardi Gras de Nova Orleans, que Ole visitou. O terceiro filme teria sido ancorado no Carnaval da Bahia. A pandemia interveio e a trilogia permanece incompleta. Mas Carnaval da Vitória, um clássico pós-colonial, permanece como a esperança de uma utopia por vir.

“Durante anos e anos, nossas tradições estiveram adormecidas, como o mar antes da tempestade. Mantidos vivos nas memórias, som e ritmo, movimento e música aguardaram seu tempo. E assim foi com nosso Carnaval. Os colonizadores que tentaram domá-lo o viram se transformar em uma arma de luta, que fortaleceu uma cultura, zombou e caricaturou, e expôs a exploração que estava em curso. Eles, então, tentaram transformá-lo em uma festa pronta, restrita às avenidas das cidades costeiras. E isso fracassou, fracassou todas as vezes”. – Narrador, Carnaval da Vitória.

António Ole é um dos cineastas mais conhecidos de Angola, e Carnaval da Vitória é um dos mais importantes filmes da fase inicial de sua carreira, capturando o momento do surgimento de uma Angola pós-colonial, articulada e encarnada no carnaval do povo. Na galeria de imagens que se segue, apresentamos fotos de Ole escolhidas por Siegert e Cunha, tomadas em Luanda e em outros locais de Angola. Elas são um poderoso testemunho daquilo que se desenrola através do filme – fatias do passado que acenam para um emaranhado cheio de esperança no futuro.

1977

Elenco de Carnaval da Vitória