Casa de Brinquedos

1983

Casa de Brinquedos

Uma casa de brinquedos sempre foi símbolo de alegria e diversão. Baseado nessa ideia, Augusto César Vannucci construiu um mundo mágico, repleto de histórias de fadas e dos quadrinhos brasileiros. A condução da narrativa era feita por Aretha.

Uma pequena casa de brinquedos, perdida numa rua escura, é o cenário das primeiras sequências do especial Casa de Brinquedos. Ali, um velho artesão (Dionísio Azevedo) cria e conserta bonecos de pano, trenzinhos, bailarinas de corda e outros brinquedos. A solidão e o silêncio do artesão são interrompidos com a chegada de Aretha. Como em uma cena de mágica, o velho senhor desaparece e um polichinelo ganha vida. Ele leva a menina para conhecer os encantadores mistérios daquela casa, que abriga soldadinhos de chumbo, ursinhos de pelúcia, robôs e inúmeros outros brinquedos.

O primeiro morador da casa que Aretha conhece é o robô, interpretado por Tom Zé. Sempre com algum defeito, ele fala sobre as desvantagens de ser o homem do futuro. Aretha também descobre as maravilhas da bicicleta, através da apresentação de Simone, que interpreta a canção A Bicicleta. Representadas pela atriz Lucinha Lins e pelas integrantes do balé infantil da academia Dalal Aschar, as bailarinas das caixas de música também encantam Aretha com sua leveza. Ao longo do programa, a menina se depara com outras novidades que a deixam radiante.

1983