2. > TV
  3. > Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004)

Título Athens 2004 Olympic Games Opening Ceremony (Original)
Ano produção 2004
13 de Agosto de 2004 ( Mundial )

A cerimônia de abertura começou com uma contagem regressiva de vinte e oito segundos, significando uma Olimpíada por segundo desde a última vez em que Atenas hospedou os primeiros jogos olímpicos da era moderna.

- Normalmente, a Grécia lidera o Desfile das Nações em qualquer Olimpíada. No entanto, como a Grécia era a nação anfitriã, eles entraram por último, enviando apenas sua bandeira com o levantador de peso, Pyrros Dimas, como porta-bandeiras no início do desfile e os próprios atletas no final.

- A nação de Kiribati fez sua estréia olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, e Timor Leste marchou sob sua própria bandeira pela primeira vez. A Sérvia e Montenegro apareceu nas Olimpíadas sob o novo nome do país pela primeira e única vez desde que o país foi oficialmente renomeado em 2003, e antes da dissolução, em 2006. Anteriormente ela era conhecida como Iugoslávia.

- A cerimônia foi uma fonte de grande sucesso entre a imprensa internacional e contou com tecnologias nunca antes vistas em um estádio, incluindo uma piscina gigante com piso de fibra de vidro iridescente que drenava sua água em três minutos.

- Foi a primeira vez em que uma mulher, Gianna Angelopoulos-Daskalaki, organizou a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos.

- A Cerimônia de Abertura culminou com o fim do revezamento da tocha, uma tradição iniciada quando Berlim sediou os jogos em 1936.