Cinéma Casino

2013

Cinéma Casino

CINÉMA CASINO é uma video-instalação que observa formas de dança pop e tradicionais experimentadas pelas jovens gerações que vivem na Ilha da Reunião, departamento ultramar francês no Oceano Índico. Concentrando-se na expressão de corpos em movimento, o trabalho expõe manifestações culturais historicamente ligadas à resistência anti-colonial da ilha ao lado de tendências contemporâneas alinhadas com uma indústria de consumo abraçada por economias emergentes. As sessões de dança registradas em video envolvem indivíduos e grupos convidados a participar de um evento no cine-teatro "Le Casino ", sala construída na década de 30 e que serviu como base para reuniões do sindicato de trabalhadores do porto da ilha. Na instalação, expressões aparentemente opostas são emparelhadas em uma projecao de 2 canais a fim de serem observadas em suas contradições: enquanto Maloya e Sega representam um patrimônio cultural a ser resgatado, difundido e celebrado, uma nova economia de valores simbolizada por gêneros como Dance-hall, Hip-hop, Zouk, Ragga-love e Coupé-décalé promete sucesso e visibilidade para uma nova geração de reunioneses.

2013

Elenco de Cinéma Casino