Cinema on the Road: A Personal Essay on Cinema in Korea

1995

한국영화 씻김

• Century of Cinema: Gilwe-eui younghwa - Coreia do Sul

O final dos anos 80 testemunhou profundas transformações na indústria cinematográfica coreana. Foram levantadas algumas restrições regulatórias aos cineastas, abrindo caminho para uma nova geração de diretores buscar outros modos de expressão, produção e exibição. O relaxamento das leis de censura permitiu que os cineastas trabalhassem com mais liberdade e resolvessem questões sociais mais prementes. Por outro lado, as leis do mercado olhavam para a globalização, abrindo o mercado de exibição para filmes estrangeiros, especialmente de Hollywood e Hong Kong. Foi nesse contexto que Jang Sun-woo, um dos cineastas coreanos mais singulares, montou este excelente ensaio sobre a situação do cinema coreano em meados dos anos 90. O filme parte em uma jornada pela história da Coreia e do cinema independente coreano, viajando pelo país, entrevistando pessoas que encontra sobre suas impressões sobre o cinema coreano e fazendo referências a eventos políticos relevantes recentes.

8 de Dezembro de 1995

Elenco de Cinema on the Road: A Personal Essay on Cinema in Korea