3. > Cinemaníaco

Título Amator (Original)
Ano produção 1979
16 de Setembro de 1979 ( Mundial )

Após comprar uma câmera cinematográfica caseira para filmar os primieros dias de sua filha recém-nascida, o jovem e modesto operário Filip Mosz é convidado pelo chefe a registrar uma solenidade na fábrica local. Com o sucesso de seu filme, Filip adquire um fascínio quase obsessivo pela realização cinematográfica, com consequências devastadoras para si mesmo e para sua família. Vencedor do Grande Prêmio no Festival Internacional de Moscou em 1979, Cinemaníaco é uma reflexão tragicômica do polonês Krzysztof Kieslowski sobre as complexas relações entre expressão individual e censura, e entre arte e conformismo no meio cinematográfico do Leste Europeu tomado pelo comunismo. Realizado no período de transição entre os documentários de início de carreira e a sólida obra ficcional pela qual o diretor se tornou célebre, Cinemaníaco denuncia de forma bem-humorada o mito da objetividade no cinema documental e coloca em primeiro plano as questões éticas que o ato de ver impõem ao cineasta e ao espectador.