Dirigido por
13 West Street é um drama estrelado por 1962 película Alan Ladd. Foi baseado no romance The Tiger Among Us (1957) por Leigh Brackett, que chamou o filme de "muito, muito sem graça". Este foi o último papel de liderança em um filme para Ladd antes de sua morte aos 50 anos Ele apareceu em apenas mais um filme, Os Carpetbaggers em 1964, em um papel de apoio.
.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Sinceramente, eu não entendo como a escritora Leigh Brackett, pôde considerar esse filme "muito, muito sem graça", isso, segundo a sinopse acima. Eu o considero muito bom e principalmente, muito atual. A delinquência juvenil na alta sociedade é algo que existe até hoje, e acho que sempre existirá. Jovens de alto poder aquisitivo, verdadeiros rebeldes sem causa, que praticam atos violentos, sem o menor motivo, sem nenhuma justificativa, existem aos montes por aí, infelizmente.
No filme, vemos a vítima Walt Sherill (Allan Ladd), sedento por justiça, sua mulher Tracey (Dolores Dorn) e o sargento Pete Koleski (Rod Steiger), acham que na verdade, ele está sedento por vingança, e não concordam que ele tente procurar seus agressores sozinho. Em alguns momentos, enquanto busca por justiça, Walt Sherill é visto pela esposa como um homem que se tornou frio e vingativo, o que eu, não concordo, quem em sã consciência não iria querer justiça após ser brutalmente espancado, sem motivo algum ??? Vemos também, parentes da "quadrilha juvenil" digamos assim, sendo no mínimo omissos, vendo que os jovens estão sendo acusados de um crime, e insistem em nem mesmo procurar saber se eles praticaram ou não, algum delito. Aliás, como também vemos nos dias de hoje, jovens cometendo crimes absurdos, e muitas vezes, sendo defendidos por advogados pagos por seus parentes. Alguns deles são defendidos até por políticos, que pra mim, são tão delinquentes quanto os jovens que eles defendem. Lamentável, por isso, digo que o roteiro desse filme, é extremamente atual.
Quem quiser assistir, está disponível no you tube, pelo menos por enquanto.