Com as Mãos na Terra

Com as Mãos na Terra

Filme retrata a busca dos restos mortais dos desaparecidos na ditadura uruguaia.

O documentário uruguaio Com as Mãos na Terra, da diretora Virginia Martínez, reconstrói toda a trama do processo de escavações na busca dos desaparecidos políticos, que marca o antes e o depois da história do país.

Pela primeira vez, um grupo de arqueólogos da Universidade da República entra em um quartel no Uruguai. Sua missão: escavar à procura dos restos mortais de presos políticos que desapareceram durante a ditadura militar. Porém, os corpos não aparecem e este acontecimento tenta desmentir a afirmação de que, quando se comete um crime, a dificuldade não reside no ato criminoso em si, mas em apagar os vestígios.

Finalmente, ao fim de 100 dias de escavações, a terra revela seu segredo e os primeiros corpos são localizados. Dias depois, alguém escreve em um muro de Montevidéu: “Ubagesner Chávez Sosa, o primeiro ex-preso desaparecido”.

O documentário traz à tona a polêmica gerada nessa busca e mostra claramente a mão de uma cineasta comprometida com a realidade política de seu país. Trata-se de um relato comovedor da história uruguaia, que foi filmado enquanto o país vivia a ascensão ao poder do agora presidente José “Pepe” Mujica, um dos fundadores do movimento Tupamaros.

2010

Elenco de Com as Mãos na Terra