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Nascimento: 20 de Abril de 1948 (76 years)

Flint, Michigan Estados Unidos - Estados Unidos da América

Craig Frost é o tecladista da banda Bob Seger & Silver Bullet Band. No entanto, ele é mais conhecido como tecladista o famoso quarto integrante da banda de hard rock dos anos 70 Grand Funk Railroad.

Com o lançamento do álbum, “Phoenix” em setembro de 1972. Gravado em Nashville, o disco trazia muitas mudanças; a começar pelo nome, que agora é reduzido somente a “Grand Funk”. O antigo tecladista do “The Pack” - Graig Frost - aparece como convidado no álbum, e logo seria efetivado como o 4o membro da banda. Todos os temas são mais voltados para os teclados, Brewer começa a compor e a cantar mais também; acrescentando um estilo mais pop do que o de Farner. O baixo não soa mais como um trator, e uma certa melancolia gira em torno das músicas. Além do que, é a primeira vez que a banda se auto-produz no estúdio. Apesar de toda confusão, emplacam o single “Rock N’ Roll Soul”, que era a única canção “100% Grand Funk” do disco. Na estrada, a tour começou mal das pernas. No primeiro show em Seattle, apenas 4.000 fãs apareceram - em se tratando de uma banda que se apresentava com frequência para um público de 50.000 por noite - era muito pouco. Para piorar ainda mais a situação, no show do Madison Square Garden em NY, Terry Knight apareceu escoltado por xerifes e policiais para confiscar todo o equipamento da banda. A verdade é que todo esse equipamento foi adquirido no nome de Terry mesmo, e a apreensão foi inevitável. Assim que terminou o espetáculo, a banda se viu numa situação constrangedora - todo o equipamento - as guitarras, a bateria, amplificadores e PA’s foram levados por Terry!

O Voô da Fênix.

O ano de 1973, se tornaria o mais importante para a banda. No mês de julho é lançado ”We’re An American Band” produzido por Todd Rundgreen. O disco vai direto para o 2o lugar nas paradas, e a faixa título, por sinal um verdadeiro arrasa quarteirão cantado por Brewer, alcança a 1o posição, se tornando o maior hit da banda. Pela primeira vez conseguem elogios da crítica, talvez pelo novo formato mais comercialmente acessível das novas composições. Nessa época foi criado o famoso logo com “a mão apontando o dedo”, que se torna uma verdadeira marca do Grand Funk Railroad. A banda tinha muito orgulho de ser considerada nesse ponto de sua carreira, a única resposta “genuinamente americana” ao sucesso das bandas inglesas, tais como o Led Zeppelin, o Deep Purple e o Black Sabbath. A turnê que promovia o disco colocou a América de quatro, com ingressos esgotados e fãs enlouquecidos. O novo palco trazia uma inovação para a época, um imenso telão que passava trechos pré-gravados da banda em estúdio, ou simplesmente se divertindo. O que pouca gente sabe, é que durante essa tour, a banda foi convidada para vir tocar no Brasil, o que infelizmente não aconteceu devido a compromissos com a gravação do disco seguinte.

Aproveitando o embalo, Todd ainda produz mais um álbum; “Shinin’ On” de março de 1974. Dessa vez a banda optou por construir um estúdio no rancho de Mark Farner, trazendo um sentimento mais “Closer to Home” para as gravações. A capa mostrava um novo e sensacional visual em 3D inspirado na onda do Glam rock, fora isso, de brinde, um óculos 3D acompanhava a bolacha. Musicalmente, Brewer e Frost marcam presença de forma definitiva no álbum; Brewer cantando e compondo várias canções, e Frost “temperando” tudo com seu órgão Hammond. A regravação de “The Locomotion” (autoria de Carole King, mas gravada por Litlle Eva), se torna o chamariz, chegando também ao 1o lugar das paradas.

O álbum “All the Girls In the World Beware”, de dezembro de 1974, traz muita influência soul. A capa, trazia uma montagem de gosto duvidoso. O rosto dos integrantes era sobreposto num corpo de campeões de fisiculturismo, fazendo uma alusão ao título do disco. Na parte musical, o som pesado de antigamente não se faz mais presente, e muitos metais dão o tom da nova fase vivida pelo Grand Funk. “Bad Time” se tornou a música mais tocada em 1975; e o disco foi o 10o consecutivo a ganhar ouro. Nessa época uma histórica homenagem foi concebida a banda pela RIAA (Record Industry Association of América), que presenteou o grupo com nada menos que 10 discos de platina pelos seus trabalhos anteriores. A tour de promoção do disco gerou o 2o registro ao vivo da banda “Caught in the Act”, que mostrava que ao vivo, o Grand Funk ainda continuava sendo uma das grandes bandas do rock pesado.

Após anos de convívio, os integrantes esgotados querem parar; só que antes lançam o pouco inspirado “Born To Die” em janeiro de 1976, que é considerado o pior disco da banda. Uma breve audição no álbum já é o bastante para sentir que o clima entre eles não era dos melhores.

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