Nascimento: (71)
Rio Grande do Sul - Brasil
Médico e jornalista, tornou-se referência em jornalismo cultural no Brasil. Apresentador por 20 anos do programa Metrópolis, na TV Cultura, sua nova empreitada é o Zoom, programa dedicado exclusivamente ao cinema
Oroclides Gonçalves da Cunha Júnior nasceu em 1954, no Rio Grande do Sul. É médico e jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É especialista em Psiquiatria.
Ainda estudante de Medicina, participava de um programa de rádio, tecendo comentários sobre música e cultura em geral. Já médico, sua facilidade de comunicação fez com que surgissem convites para participar de programas de rádio e de televisão, dando dicas de alimentação saudável e falando sobre medicina preventiva. Decidiu, então, cursar jornalismo, graduando-se em 1988.
Profissionalmente, seu primeiro trabalho foi no programa Pra Começo de Conversa, veiculado pela TV Educativa do Rio Grande do Sul. Trabalhou, depois, na RBS (RS). Fã do Metrópolis, da TV Cultura, resolveu mandar um vídeo seu para a produção do programa, em São Paulo, em 1990. Convidado a trabalhar na emissora, deu início a uma trajetória de sucesso que perdura até hoje.
Na TV Cultura, o jornalista ocupou as mais diversas funções, desde produção até edição. Fez reportagens para os programasRevistinha e Vitrine, além de ser um dos mediadores do tradicional Roda Viva. No Jornal da Cultura, nos anos 2000, apresentou uma coluna semanal sobre cultura.