Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Dan Stevens (IV)

Dan Stevens (IV)

Nomes Alternativos: Daniel Jonathan Stevens

387Número de Fãs

Nascimento: 10 de Outubro de 1982 (35 years)

Croydon, Surrey - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Daniel Jonathan "Dan" Stevens (Londres, 10 de outubro de 1982) é um ator britânico, mais conhecido pelos papéis de Matthew Crawley na série de televisão Downton Abbey, Fera/Monstro em Beauty and the Beast, versão live-action do clássico de animação da Disney e David Haller na série de televisão Legion.

Dan Stevens nasceu em Croydon, distrito no sul de Londres e cresceu perto das montanhas Brecon Beacons no País de Gales e em Kent. Foi adotado ao nascer por um casal de professores e tem um irmão mais novo, também adotado.

A sua infância e adolescência foram marcadas por rebeldia e mau comportamento que o levaram a ser suspenso várias vezes da escola. No entanto, as suas boas notas levaram a que fosse aceite na prestigiada escola privada para garotos Tonbridge, em Kent. Quando terminou os estudos em Tonbridge, conseguiu um lugar na Emmanuel College, uma parte da Universidade de Cambridge, onde estudou Literatura Inglesa. Enquanto estava em Cambridge, ele foi membro do grupo de teatro Footlights e ganhou experiência no National Youth Theatre de Londres.

O ator britânico trabalhou extensivamente em teatro na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, muitas vezes em parceria com o diretor Peter Hall. Ele foi indicado a um Ian Charleson Award por sua interpretação de Orlando na peça As You Like It, apresentada pela Companhia Peter Hall em 2005.

Em 2006, Dan estrelou na adaptação para televisão produzida pela BBC do livro A Linha da Beleza, de Alan Hollinghurst. Mais tarde no mesmo ano, ele interpretou Simon Bliss na comédia Hay Fever de Noël Coward no Haymarket Theatre, ao lado de Peter Bowles e Judi Dench. Ele apareceu como Lord Holmwood na adaptação de Drácula feita pela BBC, assim como Basil Brookes no filme vencedor do Emmy Maxwell.

Dan interpretou Edward Ferrars na série de televisão de 2008 Sense and Sensibility, adaptada do livro de Jane Austen. Fez parte do elenco principal da série do ITV Downton Abbey, até a terceira temporada como Matthew Crawley. A sua saída da série e o destino da sua personagem geraram alguma polémica no Reino Unido e Dan afirma que passou os meses seguintes a pedir desculpa aos fãs da série que se cruzavam com ele na rua.

Em março de 2012 terminou a rodagem do filme Vamps, dirigido por Amy Heckerling. Nesse ano também trabalhou em Summer in February, um filme romântico passado numa colónia de artistas na Era eduardiana.

Ainda em 2012, Dan mudou-se com a família para Nova Iorque e estreou-se na Broadway com a peça The Heiress, onde trabalhou com Jessica Chastain e David Strathairn.

Em 2014, Dan protagonizou o filme independente The Guest. O seu papel de um militar veterano dispensado do serviço que comete vários homicídios para proteger o irmão mais novo de um amigo foi bastante elogiado pela crítica. O ator foi nomeado para um Saturn Award por este papel. Ainda em 2014 participou no filme The Cobblerprotagonizado por Adam Sandler e no filme de ação A Walk Among the Tombstones, protagonizado por Liam Neeson. No final do ano participou na comédia Night at the Museum: Secret of the Tomb no papel de Sir Lancelot. Em 2016, participou num episódio da série High Maintenance da HBO no papel de Colin.

Em 2017, protagoniza a série Legion do canal FX. Apesar de a série se basear nas personagens da banda-desenhada X-Men, a produtora Lauren Shuler Donner afirmou que esta não se vai cruzar com o universo cinematográfico. Dan interpreta o papel de David Haller, uma personagem que, na banda desenhada é o filho mutante e esquizofrénico de Charles Xavier/ Professor X.

Ainda em 2017, Dan interpretou o papel de Monstro, na versão live-action do clássico de animação da Disney, Beauty and the Beast. Emma Watson interpretou Belle e o elenco conta ainda com Ewan McGregor, Ian McKellen e Emma Thompson. Em 2017, o ator vai ainda interpretar o papel de Charles Dickens em The Man Who Invented Christmas. O filme baseia-se no romance homónimo de Les Standiford sobre como Dickens criou o seu livro clássico, A Christmas Carol.

Cônjuge: Susie Hariet (desde 2009)
Filhos: Willow Stevens, Aubrey Stevens, Eden Stevens