De Auschwitz à Jerusalém

2008

De Auschwitz à Jerusalem

Em 14 de maio de 1948, em Tel Aviv, David Ben-Gurion proclamou para os judeus a criação do Estado de Israel, após 2.000 anos de exílio, de sofrimento nos campos de concentração e da morte. Uma data histórica para os judeus de todo o mundo. Mas para mais de 700 mil palestinos que teriam de abandonar as suas próprias terras, foi o início de uma injustiça.

Através do itinerário de diversas famílias, os dois documentários aqui apresentados traçam o destino dos povos judeu e palestino ao longo do século XX. Ilustrados com numerosos documentos inéditos, a cores ou coloridos, provenientes de filmes amadores, arquivos familiares ou excertos de diários privados, os filmes propõem-se a descobrir como as perseguições sofridas pelo povo judeu alimentaram a esperança encarnada pelo sonho sionista e levaram à criação do Estado de Israel, precipitando assim a desgraça do povo palestino.

2008

Elenco de De Auschwitz à Jerusalém