Dillinger Morreu

1969

Dillinger è Morto

• Dillinger Está Morto - Brasil
  • Dillinger is Dead - Estados Unidos da América

Glauco (Michel Piccoli) orienta testes com uma máscara de gás produzida por sua empresa para possibilitar a sobrevivência do homem em ambientes hostis. Segundo seu colega de trabalho, a máscara é uma metáfora para a alienação, a desumanização. Glauco coloca sua máscara de respeitável burguês – sufocando sua anarquia reprimida – e volta para casa à noite. Numa sequência de atividades banais, ele tem rápidos diálogos com sua mulher e com a empregada, assiste entretido a um programa de variedades na televisão e prepara o jantar, tudo ao som de adorável música pop. Ao procurar um ingrediente na cozinha, a descoberta de um objeto que talvez tenha pertencido ao gangster John Dillinger o liberta do torpor.

Num de seus filmes mais paradoxais, Ferreri desconcerta os valores da sociedade burguesa, a narrativa cinematográfica convencional e até mesmo seus trabalhos anteriores. Realizado no fatídico ano de 1969 e dialogando com Godard – principalmente com a obra-prima “O Desprezo” -, o controverso diretor italiano nos conduz por uma surreal crítica política e social, com um final ambíguo e aberto a diversas interpretações.

23 de Janeiro de 1969

Elenco de Dillinger Morreu