3. > Drakula Halála

Título Drakula Halála (Original)
Ano produção 1921
1921 ( Mundial )

O filme é sobre uma mulher que experiencia visões aterrorizantes depois de ter visitado um asilo de loucos onde um dos prisioneiros afirma ser o Conde Drácula. Ela tem dificuldade em determinar se as visões do detento são reais ou apenas pesadelos.

Foi um filme de terror silencioso húngaro de 1921 escrito e dirigido por Károly Lajthay. Presume-se que seja um filme perdido. O filme marcou a primeira aparição na tela do vampiro Conde Drácula (Drakula, na linguagem húngara), apesar de pesquisas acadêmicas recentes indicarem que a trama do filme não seguiu a narrativa do romance Drácula de Bram Stoker. Depois de originalmente abrir em Viena em 1921 e desfrutar de uma longa e bem-sucedida corrida européia, o filme foi mais tarde reeditado e relançado em Budapeste em 1923.