A construção de uma comunidade vai muito além dos muros erguidos e tijolos assentados: está na invenção cotidiana daquilo que é comum, na vida partilhada em seus perrengues e vitórias. Sob essa premissa, este longa de estreia (dos diretores de Na Missão com Kadu) documenta o dia a dia na ocupação urbana Eliana Silva, em Belo Horizonte, às vésperas das eleições de 2018. Visto de dentro, o território arduamente conquistado torna-se tão protagonista quanto seus moradores, que discorrem sobre militância política, companheirismo, amor. Junto aos registros e depoimentos está a (re)invenção da subjetividade por meio da arte, indo na contramão das narrativas totalizantes que reduzem suas existências a notícias de jornal.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
- onde a verdadeira luta política se encontra, lugar em que batalhar pelos direitos é questão de sobrevivência
- documentário que não faz os entrevistados se moldar ao que quer apresentar, deixa livre, cada um expõe para a câmera o que tem dentro de si
- sotaque e a força do povo mineiro, conquista qualquer um
- já faz uma previsão dos anos terriveis que teriamos pela frente, e como a religião já usava suas garras pra moldar as decisões politicas do povo
- perdemos em 2018, foram 4 anos desgraçados, com uma pandemia no meio, gostaria de saber como essas pessoas passaram por isso
- mas vencemos em 2022, o governo hoje luta contra os politicos da oposição para aprovar algumas coisas que as pessoas desse documentário lutavam pra conseguir, queria abraçar cada um e dizer que derrotamos ele e agora está condenado
Que filme maravilhoso. Planos muito bons esteticamente. Boa captação de som e imagem. Mas as cenas funcionam muito bem também, bons cortes. Que pessoas sábias os sujeitos do documentário. Recomendo muito.
A cena em que um cara (que se identifica como Gordo) fala em um bar, enquanto outros dois jogam sinuca, me arrepiou. Ele fala da vitória de Bolsonaro de uma forma nada melancólica (como acontece muitas vezes), mas em uma perspectiva muito guerreira e confiante.
"E em qual Jesus você acredita?" "No Jesus comunista!"
perfeito! :)
Documentário feito em 2018 com os moradores do Bairro Eliana Silva, em Minas Gerais, durante o período das eleições para a Presidência da República. Aqui temos o cinema em sua contribuição mais realista, como agente de informação e intervenção política. O filme colhe diversos relatos de lutas, conquistas, sonhos, ideologias e formas de organização dos movimentos de ocupação urbanos. É o retrato de um Brasil preto, pobre, esquecido, que incomoda quando reivindica seu lugar na sociedade.