Equilíbrio & Graça

Compartilhar
Equilíbrio & Graça (2002)
Equilíbrio e Graça
Média do filme: 3.6 de 5 — baseado em 38 votos
MÉDIAFILMOW
3.6
38 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Carlos Reichenbach
País de origem Brasil 🇧🇷
Duração 12 min None
Status Streaming

Dirigido por

Duração

12 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Documentário conceitual sobre o trivial encontro de um pensador católico e monge trapista com o pai do zen budismo. Propõe uma viagem ao imaginário das sensações. Oriente e Ocidente revelam identidades filosóficas no culto revolucionário do silêncio. A harmonia como paradoxo da utopia; música da luz.

Elenco

Nenhum elenco encontrado.

Fotos e Trailers

Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

A Bola Preta | Trailer Legendado

A Bola Preta

Comentários 0
amigos querem ver
gustavohenriquemarcondes
H. Marc
7 anos atrás

A montagem é bem ousada, principalmente porque mostra duas figuras misticas religiosas, e ao passo que em certo momento há uma dançarina dançando ao som de cordas, e ela está nua, é sensual, e aí quebra toda aquela sacralidade pressuposta. O feminino entra como um contraponto, e nos faz lembrar que o pecado original segundo as religiões monoteístas proveio da mulher, então, fala-se de fanatismo, mas a própria religião é o cerne dele em certo sentido.

Assim como essa ideia do ecumenismo entre ocidente e oriente é imprudente de se pensar que um dia exista, até porque não faz sentido se apegar com coisas velhas e trazê-las à tona usando uma outra roupagem. Pareceu um tom meio conciliador do diretor querer apontar que no fundo tudo que buscamos é transcendental...e o que ficou fora isso. Não é uma das melhores experiências com um filme dele, ao contrário do que tive com Sangue Corsário.

pseudokane3
Wesley PC>
7 anos atrás

Na revisão, fiquei ainda mais encantado: um dos melhores filmes do diretor, tamanha a sua relevância não apenas auto-consolativa (uma aula de enfrentamento diuturno do mal-estar capitalista) mas estruturalmente estética, filosófica, admiravelmente sintética em relação ao universo e às obsessões afetivas do diretor - que são místicas, e não fanáticas. Genial em sua leveza, singular em seu caráter confessional (a voz do diretor nuca esteve tão embargada numa leitura), sublime em sua emulação pascaliana. Soberbo! (WPC>)

eliezerluga
Eliezer
½
8 anos atrás

Tudo que se refere à graça e equilíbrio da vida mundana.

andre-ldc
André Ldc
½
13 anos atrás

Refinamento não precisa vir embalado em afetação.
Talvez essa seja a lição que Reichenbach nos passou em praticamente todos os seus filmes.
A despeito da eventual precariedade de recursos, ele buscou, ao máximo possível, imprimir suas obsessões particulares e preferências éticas e estéticas em seus filmes.
E em "Equilíbrio e Graça", tudo conspirou para que as melhores características do seu estilo aflorassem ao máximo.

Comentário contando partes do filme. Mostrar.

Unir zen-budismo, música erudita e o apreço pela beleza do antílope e do corpo feminino (representado de forma elegantemente voluptuosa pela atriz e bailarina Luciana Brites) não é para qualquer criatura.

OBS: Este curta encontra-se dentre os extras do DVD do longa "Garotas do ABC". Mais um motivo para ir atrás.

pseudokane3
Wesley PC>
14 anos atrás

O ritmo do filme é tão poliinformativo e perturbador quanto as obras ficcionais do genial diretor, recém-falecido e, desde já, bastante saudoso no panorama audiovisual brasileiro. Vi este curta-metragem faz tempo, num festival, mas lembro que fiquei positivamente impressionado com as inusitadas opções estéticas, reflexivas e informativas do cineasta. Recomendo deveras! (WPC>)

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o curta

Ver todas as listas (7)
O Príncipe Sapo Sumô, Suor e Peleja O Café 100 Monsters Lili, a Estrela do Crime
Descubra algo novo
por llw
100 Dias na Floresta 100 Foot Pull 100 Foot Ride 100 Scene no Koi 10 Bilhões: O que Tem Para Comer?
Quintal
por solenemente
Vidas Secas Deus e o Diabo na Terra do Sol Doramundo A Cidade Onde Envelheço Romance Policial
Filmes Brasileiros Que Assisti
por eduardoscutari

Se você gostou deste curta, confira também estes aqui: