Gal Costa – 75 anos

2020

Gal Costa – 75 anos

L - Livre para todos os públicos

Alguns dos grandes nomes da música brasileira têm celebrado seus aniversários em lives transmitidas pela internet, pela TV e até no streaming. No dia 26 de setembro de 2020, num sábado, foi a vez de Gal Costa, que completava 75 anos, a data foi feita pela TV, com exibição também com YouTube (/tntbr), com alguns segundos de diferença, dando preferência para a TNT, foi feito um show surpresa especial para a diva Gal, à moda do que fizeram Gilberto Gil, Elza Soares e Caetano Veloso.
Gal 75, nome da apresentação, foi exibido na TNT, a partir das 22h, e no canal da TV para todo o Brasil e no YouTube para toda a América Latina. Um show de Gal vinha sendo bastante requisitado pelos fãs.
Sobre a exibição que ia ser feita Gal disse antes: "Estou gostando muito da ideia de fazer uma live. Estou há tanto tempo em casa, sem me apresentar, que estou sentindo falta. Estava curiosa para experimentar esse formato e estou feliz que vamos conseguir fazer”, declarou a cantora. Em suas palavras, música é fundamental tanto para o público quanto para os artistas. “Poder oferecer um show no dia do meu aniversário, para as pessoas que gostam de me ouvir cantar, é um presente", completou.
Desse modo, a TNT vai marcando território nessa seara, a das lives de artistas. Além de exibir campeonatos de futebol e premiações mundiais, o canal tem explorado o novo formato, como fez com o Coala Festival, para surpresa de todos a live exibida foi um sucesso estrondoso, tanto que a TNT, tentou convencer Gal, depois de quase duas horas de sucesso, que continua-se o show, mas Gal, devido a (COVID-19), cantou apenas mais uma, fora do texto e foi embora feliz com o show.
Gal Costa não é de se apegar a fórmulas seguras. Em mais de 55 anos de carreira, se aventurou por ritmos variados e parcerias surpreendentes. Desse jeito, cada disco que lança tem história própria, preciosismo de quem é verdadeiramente apaixonada pela arte da música. Claro que tudo com a marca da voz poderosa e do sorriso largo. Gal Costa com 75 anos é claro não é mais aquela garota esfuziante, mais as pessoas esquecem que a divina senhora é quase octogenária, e algumas criticas absurdas vieram depois.
Durante seu aniversário de 75 anos, ela fez um show virtual, que foi transmitido no canal TNT, e no YouTube, com direito a um pico de audiência de mias de 40 mil pessoas simultâneas.
Gal começou a apresentação com a música “Eu Vim da Bahia” e emendou com diversos clássicos como “Baby”, “Vapor Barato” (mostrando o mesmo potencial de outrora), “ Modinha para Gabriela”, “ Força Estranha” e “ Sua Estupidez”, entre outros.
Durante o evento, a artista recebeu depoimentos de grandes amigos que apareceram em vídeos projetados na parede de um prédio em frente à Casa de Francisca, a exemplo de Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Zé e Caetano Veloso (que emocionou tanto a cantora, que ela levou umas três canções para tirar todas as lágrimas de seu rosto), além de Maria Bethânia, que enviou um áudio (outro ponto grandioso da live, extirpando de vez os falsos boatos de aqui amizade não existia mais entre elas, coisa de quem não tem o que fazer, afinal a amizade delas vem desde de 1963). A live teve como cenário a Casa de Francisca, espaço cultural em São Paulo. Já Maria Bethânia enviou um áudio parabenizando a cantora, e a participação de Tom Zé veio através de um vídeo antigo, no qual o tropicalista se derrete em elogios a Gal Costa. A homenageada se emocionou algumas vezes, mas manteve a postura para dar continuidade ao repertório.
Antes de cantar "Luz do Sol", composição de Caetano, Gal falou sobre as queimadas no Pantanal. "É uma oração à natureza e eu achei adequado cantar e lembrar do Pantanal que está pegando fogo, das florestas do Brasil que estão pegando fogo, por irresponsabilidade do governo. Acho que a gente tem que cuidar da natureza. Ela é sagrada, é Deus. Quer um contato com Deus? Vá à natureza", disse. O show foi dirigido pela excelente diretora Laís Bodanzky.
Até o colunista Leo Dias, famoso por ser bem exaltado, comentou: Cheia de simpatia, apesar dos problemas técnicos devido a rapidez por causa da Covid, o brilho de Gal Costa permaneceu intacto.
Como Gal só tinha ensaiado uma vez e não sabia direito o que ia acontecer, Gal perguntou "Estamos ao vivo?", aliás ela perguntou diversas vezes no show de comemoração de seu aniversário de 75 anos, celebrados no sábado (26/09/2020). A cantora enfrentou alguns problemas técnicos normais em algo feito com direção esperta mais dirigida em uma só tomada, falou sobre as queimadas no Pantanal, cantou alguns de seus maiores clássicos, se emocionou e chegou a chorar durante a transmissão -exibida na TV, no canal TNT e no YouTube.

26 de Setembro de 2020