Gasparzinho, O Fantasminha Camarada

1955

Casper The Friendly Ghost

Gasparzinho é um fantasminha camarada, que ao contrário dos seus irmãos não gosta de assustar as pessoas, ele está sempre pronto a ajudar aqueles que precisam. Tem como objetivo principal fazer amigos, mas isso acaba se tornando uma tarefa bem complicada, porque mesmo sem oferecer mal algum, as pessoas saem correndo ao vê-lo. Difícil esquecer a pergunta meiga e incompreendida do personagem: "Olá alguém quer ser meu amigo?".

Gasparzinho vive com um trio de fantasmas perversos, Espicha, Gordo e Catinga, que se divertem pregando sustos nas pessoas, e que querem a todo custo incentivar o fantasminha a fazer o mesmo, mas ele está convicto da sua bondade e jamais se deixa levar pelo papo do trio.

O personagem camarada foi criado por Seymour Reit e Joe Oriolo e na sua versão original quase não tinha a forma de seus pés, mais parecia apenas um lençol branco com rosto. Em 1945 o personagem estreava o seu primeiro desenho animado para o cinema, chamado de Gasparzinho e Seus Amigos, produzido pela Paramout Pictures, a partir dali o personagem começava sua carreira de sucesso, com o lançamento do seu primeiro livro em 1940 pela St. John Publishing e com sua ida para a televisão em 1950.

Só em 1955 Gasparzinho ganhou as formas que conhecemos, com cabeça e pernas mais definidas. Seus livros continuaram sendo publicados, agora pela Harvey Comics que comprara todos os seus direitos. Em 1959 o personagem passou a estrelar a sua série de televisão na ABC chamada de Matty´s Funday Funnies, que alcançou um estrondoso sucesso, conseguindo atingir 51.6% das audiência no horário.

Em 1965 Gasparzinho voltou a ter um desenho animado exibido pela ABC, intitulado New Casper Cartoon Show, que agora trazia novos personagens, com a estréia do Trio Fantasma, o Tio Catinga com um bafo assombroso, e o cavalo de Gasparzinho chamado Pesadelo. O desenho rapidamente transformou-se em outro sucesso protagonizado pelo Fantasminha Camarada.

Com tanto sucesso Gasparzinho acabou se tornando uma estrela e foi parar na Lua, no dia 16 de abril de 1972, já que os astronautas da Apollo 16 escolheram seu nome para batizar o Módulo de comando. Nessa época Gasparzinho foi assistido em 250 redes de televisão em torno do mundo, sendo visto por cerca de 20 milhões de pessoas por semana, fazendo do personagem o fantasma mais conhecido do planeta.

Em 1979 o fantasminha ganhou mais uma versão animada, o desenho Gasparzinho e Os Anjos do Espaço, onde o personagem patrulhava as galáxias ao lado dos rapazes Lerdo e Fungo e das jovens Max e Mini, além de um fantasma super-engraçado e molenga chamado Assombroso.

O personagem também foi escolhido como o grande Embaixador da UNICEF das Nações Unidas em 1982.

22 de Setembro de 1955

Elenco de Gasparzinho, O Fantasminha Camarada