3. > Ghetto

Ghetto

2006

Título Vilniaus getas (Original)
Ano produção 2006
8 de Junho de 2006 ( Brasil )

Curiosa produção que trata de uma forma diferenciada um problema que já foi exposto à exaustão pelo cinema: a situação dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Aqui o cenário é um gueto na Lituânia, durante o ano de 1942, onde os judeus são obrigados a sobreviver. Um oficial nazista, antes ator e músico de jazz, se apaixona por uma cantora e atriz judia que vive no gueto. Ali, ele ordena que ela e seus companheiros montem uma peça de teatro. No principio, os prisioneiros judeus se mostram resistentes para encarar a tarefa, mas com o tempo percebem que pode ser uma boa oportunidade para tentar levar um pouco de normalidade a toda essa situação e ainda arrumar um jeito de divertir seu sofrido povo. Aos poucos, eles escapam da censura e conseguem montar um espetáculo capaz de expressar sua terrível realidade.