Golda

2004

Golda

Golda Meir, Primeira-ministra de Israel. 1969-1974. A única mulher eleita para o posto de Primeiro-ministro de Israel. Seu mandato se deu entre a Guerra de Desgaste e a Guerra do Yom Kippur, em 1973, depois da qual ela renunciou.

A Mãe Judia insuperável, Golda Meir, foi a Dama de Ferro de Israel, nem indulgente nem transigente, nem mais civil nem mais feminina em suas decisões do que seus companheiros masculinos. Ela mobilizou a intuição para guiar suas decisões e apelou para suas emoções quando as explicava. Talvez essa fosse a alternativa feminina aos homens e à maneira militarista de conduzir os assuntos de Estado. De qualquer maneira, Golda Meir prosseguiu a política do poder de quase todos os líderes israelenses, personificando a posição inflexível de Israel. Com uma entrevista rara e longamente filmada, a última entrevista filmada que deu antes de morrer, ela, seus filhos, seus netos e outras testemunhas da época, traçam o perfil de Golda Meir, sob a perspectiva atual, como uma mulher líder num mundo masculino de guerras e armas.

2004

Elenco de Golda