Stefan é um imigrante romeno que trabalha em Bruxelas na construção civil. Ele está indo passar as férias de verão em casa, no seu país, mas não sabe se volta. Se planejando para partir, ele prepara uma grande panela de sopa com os legumes da sua geladeira e leva como um presente de despedida para amigos e familiares. Em um pequeno restaurante chinês ele conhece uma jovem belga-chinesa que trabalha ali enquanto prepara um doutorado sobre musgos. A atenção dela para o mundo do quase invisível o detém em seu caminho. Em um processo de respeito completo ao tempo e ao presente, Stefan e Shuxiu nos conduzem com tranquilidade e encanto no universo da natureza.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
A ideia está demonstrada mas é tudo feito de maneira tão amadora, tão risível , tão rasa que lembra muito projetos de faculdade de cineastas iniciantes exceto pelo fato de que Devos consegue apresentar fotogramas com boa qualidade de imagem.O texto é coisa assim patética e a direção nem se fala. Se fosse um curta ou um média poderia funcionar porque no fundo não tem é conteúdo.
Por mais sensível e poético que seja, não consegui me conectar. Ao menos é ciente de sua letargia, não tenta inventar a roda, e é bem curtinho. É um filme para contemplação. Poderia ter mais tempo filmando a natureza, pois os humanos, de tão desinteressante, nem lembramos o nome (tal qual uma personagem em relação ao protagonista).
O filme como um todo é uma espécie de epifania que te pega pela mão e conduz a ver..Mais do que enxergar ver é luminoso. Abre brechas na realidade, ativa a percepção das coisas mínimas e miúdas, a micro floresta que é o musgo; a sopa que se compartilha na busca do encontro do eu ao outro, ao não eu, ao mundo. É esse vagar poético da procura, esse interstício da linguagem que fala mesmo no silêncio que se faz potência estética da harmonia e do equilíbrio com.a natureza circundante. É o dentro e o fora, um mergulho voraz. A madrugada e seu frescor, a cortina do quarto na brisa da manhã. Um frescor do ser que se revitaliza.
No momentos em que me mantive acordado, achei uma fotografia bacana, mas foi só isso! Não me conectei com a história.
Um filme que percorre caminhos curiosos e consegue ser hipnótico na condução dessa trama de singelezas.