Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > James L. Brooks
50Número de Fãs

Nascimento: 9 de Maio de 1940 (76 years)

North Bergen, Nova Jersey - Estados Unidos da América

James Laurence Brooks é um cineasta norte-americano.

Inicio da Vida
Cresceu em North Bergen, Nova Jersey , Brooks suportou uma vida familiar fraturado e passou o tempo lendo e escrevendo. Depois de abandonar a Universidade de Nova York , ele conseguiu um emprego como atendente na CBS , passando a escrever para as transmissões da CBS News. Ele se mudou para Los Angeles em 1965 para trabalhar em David L. Wolper documentários. Mas depois de ser demitido, ele conheceu o produtor Allan Burns, que garantiu-lhe um emprego

Carreira
Em 1987 o Chicago Sun-Times descreveu a carreira de Brooks como Crescendo sem Parar. Embora tendo se formado em relações publicas, ele é um dos maiores produtores televisivos da historia, começou trabalhando como assistente de Allan Burns, e acabou sendo contratado pela MTM Productions onde sua carreira deslanchou, foi aclamado com vários prêmios, dentre eles 19 Emmy Awards, o maior vencedor do premio da historia. Os prêmios foram nove para Os Simpsons, tres para Taxi, cinco para Mary Tyler Moore, e dois para The Tracey Ullman Show.

Mas a sua obra prima foi a série de animação Os Simpsons uma serie de grande sucesso televisivo, pela qual ele foi produtor executivo e roteirista da serie animada de maior sucesso no mundo, vencedora de diversos prêmios Emmy e no ar a mais de 20 anos, a serie deu grande prestigio para Brooks além de marcar a volta do cineasta para a TV, pela qual estava afastado por quase 10 anos.

Em 1983, veio seu segundo filme Laços de Ternura, o filme levou quatro anos para ser filmado com um orçamento de 8,5 milhões, o filme também foi o maior sucesso de sua carreira, lhe rendeu o Oscar de melhor diretor, Oscar de melhor filme, e o Oscar de melhor roteiro adaptado.

Brooks tinha medo da atenção que o Oscar traria para ele como "privado de um perfil baixo", e achando "difícil trabalhar com os holofotes brilhando em seus olhos." Após o sucesso de Laços de Ternura, Brooks lançou Broadcast News que recebeu criticas positivas e lhe deu mais indicações ao Oscar e I'II do anything que receberam criticas medianas, foi então que ele lançou As good as it gets filme que lhe rendeu mais duas nomeações ao Oscar na categoria de Oscar de melhor filme, e o Oscar de melhor roteiro original e rendeu o Oscar de melhor atriz para Helen Hunt e o Oscar de melhor ator para Jack Nicholson.

Brooks ficou afastado do cinema por sete anos até o lançamento de Spanglish, que ele dirígio e escreveu, ele optou por Adam Sandler no papel principal, por que ele queria ver Sandler em uma atuação mais dramática ao invés de mais uma comédia familiar, tipica do ator.

Após Spanglish em 2007 veio The Simpsons Movie, Brooks foi o produtor e roteirista do filme, que foi aclamado pela critica, e rendeu vários outros prêmios para Brooks. Em 2011 veio How Do You Know, que ele foi produtor, roteirista e diretor, o filme recebeu criticas negativas e teve uma fraca bilheteria, muitos críticos já o consideram o pior da carreira de Brooks. Brooks também produzio diversos filmes, dentre eles os sucessos Big e Jerry Maguire, este ultimo ele produziu junto com Cameron Crowe

Prémios

Recebeu quatro nomeações ao Óscar da Academia, na categoria de Melhor Filme, por "Terms of endearment" (1983), "Broadcast News" (1987), "Jerry Maguire" (1996) e "As good as it gets" (1997). Venceu em 1983.
Ganhou o Óscar de Melhor Realizador, por "Terms of endearment" (1983).
Recebeu duas nomeações ao Óscar, na categoria de Melhor Argumento Original, por "Broadcast News" (1987) e "As good as it gets" (1997).
Ganhou o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, por "Terms of endearment" (1983).
Recebeu três nomeações ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Realizador, por "Terms of endearment" (1983), "Broadcast News" (1987) e "As good as it gets" (1997).
Recebeu três nomeações ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Argumento, por "Terms of endearment" (1983), "Broadcast News" (1987) e "As good as it gets" (1997). Ganhou em 1983.