Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > James Thiérrée
12Número de Fãs

Nascimento: 2 de Maio de 1974 (42 years)

Lausanne - Suíça

Artista de circo, violinista, ator e diretor que é mais conhecido por suas performances de teatro com mistura contemporânea de circo, mímica, dança e música. Ele é filho dos artistas de circo Victoria Chaplin e Jean-Baptiste Thierrée, neto do cineasta Charlie Chaplin e bisneto do dramaturgo Eugene O'Neill.
Thierrée fez sua estréia nos palcos com quatro anos, em 1978, aparecendo ao lado de sua irmã mais velha, Aurélia Thierrée, pelo pequeno circo de seus pais, Le Cirque Imaginaire. Viajou com o circo durante toda a sua infância e adolescência, até 1994. Devido a isso, foi ensinado por professores até os doze anos de idade, quando foi matriculado na Escola Americana de Paris. Mais tarde, estudou no Piccolo Teatro em Milão, o Conservatório Acting International in Paris, e the Harvard Theater School.Em 1991, com 15 anos, fez sua estréia no cinema como Ariel no filme de Peter Greenaway 'A Última Tempestade', e desde então tem aparecido em vários filmes.
Foi nomeado para o César de Melhor Ator Revelação em 2006 por seu papel no filme de Antoine de Caunes Twice Upon a Time (2006).

Em 1998 Thierrée fundou sua própria companhia de teatro, La Compagnie du Hanneton, e dirigiu seu primeiro show no palco, The Junebug Symphony (La Symphonie du Hanneton), no qual ele também se apresentou. Ele percorreu vários países em todo o mundo e recebeu críticas favoráveis ​​de, por exemplo, o New York Times e o Los Angeles Times. Thierrée ganhou quatro prêmios Molière, incluindo o de melhor diretor e melhor estreante em 2006, foi escolhido em 2009 como um dos dez mais importantes do teatro da década pelo Le Figaro. Suas próximas peças, o Abyss Brilhante (2003, La Veillée des Abismos) e Au Revoir Parapluie (2007) foram igualmente aclamadas, e foi premiado com um Molière no último. Em 2008 ele também recebeu Le Prix Plaisir du Théâtre dos Société des auteurs et Compositeurs Dramatiques.