Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jamie Lee Curtis

Jamie Lee Curtis

Nomes Alternativos: Lady Haden-Guest

1082Número de Fãs

Nascimento: 22 de Novembro de 1958 (59 years)

Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos da América

Jamie Lee Curtis (Lady Haden-Guest por casamento) (Los Angeles, 22 de novembro de 1958), é uma atriz e escritora norte-americana. Ela fez sua estréia no cinema em 1978 por estrelar como Laurie Strode em Halloween de John Carpenter. Um grande sucesso, o filme a estabeleceu como uma atriz notável no horror, e ela posteriormente estrelou Halloween II (1981), The Fog (1980), Prom Night (1980), Terror Train (1980), e Roadgames (1981), ganhando o status de "rainha do grito" para o grande público. Curtis, desde então compilado vários trabalho que se estende por vários gêneros, incluindo o filme cult de comédia Trading Places (1983), pelo qual ela ganhou um BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante, Um Peixe Chamado Wanda (1988) e True Lies (1994), pelo qual ela ganhou um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Musical ou Comédia. Além de estrelar Halloween: H20 e participar de Halloween: Ressurreição.

Outros filmes notáveis Curtis incluem Blue Steel (1989) e Freaky Friday (2003), pelo qual recebeu sua terceira indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz - Musical ou Comédia. Por seu papel na série de televisão Anything But Love, Curtis recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de comédia. Curtis recebeu sua primeira indicação ao Primetime Emmy de Melhor Atriz Principal - Minissérie ou Filme por seu desempenho no telefilme, Nicholas 'Gift (1998). Curtis atualmente estrela na série de comédia de terror Scream Queens da FOX.

Curtis é filha da atriz Janet Leigh e do ator Tony Curtis. Ela é casada com o ator, roteirista e diretor Christopher Guest. Se tornou baronesa de Haden-Guest no Condado de Essex em 1996.

Jamie Lee Curtis é filha do casal Tony Curtis e Janet Leigh e irmã da atriz Kelly Curtis. Desde dezembro de 1984, Jamie é casada com o ator, escritor e diretor Christopher Guest, com quem adotou dois filhos: Annie (1986) e Thomas (1996).

Foi membro do júri do Festival de Cannes em 1992.

Seu primeiro trabalho no cinema foi em Halloween - A Noite do Terror, aos 20 anos de idade, e dividiu as telas com sua mãe em Halloween H20 - Vinte Anos Depois.

Após uma cirurgia plástica teve problemas com alcoolismo superados em 1999. É diretora do National Center on Addiction & Substance Abuse.

Cônjuge: Christopher Guest (desde 1984)
Filiação: Janet Leigh, Tony Curtis
Filhos: Annie Guest, Thomas Guest
Irmãos: Kelly Curtis, Allegra Curtis, Nicholas Curtis, Alexandra Curtis, Ben Curtis