Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jane Lynch

Jane Lynch

Nomes Alternativos: Jane Marie Lynch

916Número de Fãs

Nascimento: 14 de Julho de 1960 (56 years)

Dolton, Illinois - Estados Unidos da América

Jane Marie Lynch (Dolton, 14 de julho de 1960) é uma atriz, escritora, cantora e comediante estadunidense mais conhecida por interpretar Dominique Blatt em Another Cinderella Story em 2008 e Gabby Corky no filme Sleepover de 2004. Lynch também é conhecida pelo papel da advogada Joyce Wischnia na série The L Word, por interpretar a sarcástica psicanalista de Charlie Harper na série americana "Two and a half men" e, mais recentemente, a treinadora de líderes de torcida Sue Sylvester em Glee. Fez uma participação no episódio especial "A Mãe Da Sam" da série iCarly e uma pequena aparição em Alvin e os Esquilos. É homossexual e casou-se em maio de 2010 com a psicóloga Lara Embry.

Frequentou Thornridge High School e é formada em teatro pela Illinois State University e tem mestrado, MFA - Masters of Fine Arts, pela Cornell University, também em teatro.

GLEE:
Sue Sylvester é treinadora da torcida "Cheerios". Pode ser considerada vilã da história, seu plano de colocar fim no Glee Club e acabar com professor Will responsável pelo Glee Club, seu atual inimigo. Mas na verdade, Sue pode ser doce a qualquer momento.

Sue usa suas cheerleaders como espiãs para vigiar o Glee Club, mas isso falha, após tantas chantagens e planos contra o Glee Club, o diretor descobre suas ações e Sue é suspensa, porém isso não vai durar muito tempo, a volta de Sue é confirmada.

Foi premiada com o Golden Globes Awards e o Emmy Awards de melhor atriz coadjuvante em 2010 por seu trabalho na série.