Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Joseph Gordon-Levitt
13709Número de Fãs

Nascimento: 17 de Fevereiro de 1981 (36 years)

Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos da América

Joseph Leonard Gordon-Levitt nasceu em 17 de fevereiro de 1981 na cidade de Los Angeles na Califórnia, Estados Unidos. Joseph foi criado em uma família judaica, seu pai era diretor de uma estação de rádio e sua mãe trabalhou para o Congresso dos Estados Unidos durante a década de 1970. Aos quatro anos de idade, Joseph se juntou ao teatro musical para representar a peça “O Mágico de Oz” interpretando o “Espantalho”. Posteriormente começou a trabalhar em vários comerciais e, nos anos 80, em filmes feitos para televisão e em dois episódios da série Family Ties.

Sua estreia no cinema foi em “Beethoven: O Magnífico” (1992). Ele também apareceu em “The River of Life” (1992), filme de Robert Redford, pelo qual ganhou o “Young Artist Award”. Além de inúmeros outros filmes para a televisão, Gordon-Levitt é bem conhecido por sua interpretação de Tommy Solomon no seriado que foi ao ar de 1996 a 2001, “3rd Rock from the Sun”, enquanto interpretava o personagem estudou na escola de Van Nuys Hihg School. Nos finais da década de 1990, ele também apareceu em “A Jurada” (1996) como o filho de Demi Moore.

Outro filme de destaque é “10 Coisas Que Eu Odeio em Você” (1999), um clássico do amor adolescente em que Gordon-Levitt interpreta Cameron James, um garoto novo na escola que é apaixonado por Bianca.

Entre 2001 a 2004, deixou a atuação para frequentar a Universidade de Columbia onde estudou história, literatura e poesia francesa. Depois do seu breve intervalo de Holywood, Gordon-Levitt voltou determinado a fazer uma carreira diferente da qual estava trilhando. Ele assumiu uma sequência de papéis desafiadores em filmes independentes. Em “Mistérios da Carne” (2004) é um garoto de programa de rua, em “A Ponta de Um Crime” (2005) é um ousado adolescente que entra para um grupo de jovens criminosos para encontrar os culpados pela morte de sua ex-namorada, já em ”O Vigia” é Chris Pratt, um jovem que por possuir danos cerebrais é usado por um grupo de assaltantes a ser cúmplice de um crime.

Em 2009, Gordon-Levitt recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro, por sua atuação em “500 Dias Com Ela”, atuando ao lado de Zoeey Deschanel. No mesmo ano, ele apareceu no filme “G.I. Joe: A Origem de Cobra” (2009) como um vilão. Em 2010, Gordon Levitt trabalhou com Christopher Nolan, em “A Origem”, ao lado de atores de renomes como Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Marion Cotillard e Ellen Paige. Ele ganhou comentários positivos pela crítica, no entanto, ganhou mais destaque quando protagonizou Adam, em “50%” (2011), um jovem que descobre que tem câncer, no filme atua ao lado de Seth Rogen, que explora de forma cômica os desafios e possibilidades da situação de Adam. Mais tarde, no thriller de ação
“No Brakes” (2012) desempenhou um mensageiro de bicicleta em Nova York perseguido por um policial corrupto.

Um fã de Batman assumido, Gordon-Levitt realizou um sonho pessoal, quando começou a trabalhar novamente com o diretor Christopher Nolan em ”Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012) interpretando um policiam de Gotham City. Em seguida Gordon trabalhou com o diretor Steven Spielberg no filme biográfico de “Abraham Lincoln” (2012), estrelado por Daniel Day-Lewis como o presidente histórico. Gordon-Levitt interpreta o filho de Liconln, Robert. Em 2013 dirigiu seu primeiro longa-metragem “Como Não Perder essa Mulher, comédia romântica que conta a história de um homem, também vivido por Joseph, que tem a vida amorosa afetada por seu vício em pornografia, além de dirigir, atuou ao lado de Scarlett Johansson e Julianne Moore. O filme lhe rendeu uma indicação para o “Independent Spirit Award” na categoria de “Melhor Primeiro Roteiro”. Em 2014 foi escolhido para entrar na sequência de Sin City em “Sin City 2: A Dama Fatal”, um filme estadunidense, de ação, dirigido por Frank Miller e Robert Rodriguez.

Namorou atrizes como Julia Stiles e Ellen Page. Em outubro de 2010 perdeu seu irmão mais velho. Sua parceira atual é a empresária Tasha McCauley, com qual casou-se em 20 de dezembro de 2014.

Gordon-Levitt, que atualmente reside em Manhattan, continua o seu trabalho de ator e, em paralelo, desenvolveu uma empresa de produção colaborativa, que reúne músicos, cineastas, atores e outros artistas. Juntos, produzem diferentes tipos de mídia, incluindo curtas-metragens, álbuns e livros.