Dirigido por
Data de lançamento
5 Junho 2010Duração
No último dia de aula em uma escola, a professora se despede dos alunos e diz que não mais voltará a lecionar. Ela ainda faz uma afirmação: sua filha de apenas quatro anos de idade, que supostamente morreu afogada na piscina da própria escola, na verdade foi assassinada por dois estudantes daquela classe. Antes mesmo de alguém se pronunciar, sem meias-palavras a professora anuncia que está prestes a se vingar. O que se vê é a transformação de uma pessoa calma e passiva numa mulher de sangue-frio.
Baseado no romance homônimo de Kanae Minato.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Mirabolante de uma forma que não conseguiu me convencer e muito menos me impactar. Achei mais artificial que visceral, o que para um filme de vingança é um baita problema. Ao menos não dá pra dizer que o roteiro não tem a sua originalidade.
Que filme bem ruim… achei uma vingança bem tosca.
Só serviu pra matar a menina, a mãe do doidinho e (talvez) a mãe do psicopatinha, que eram completamente inocentes na morte da filha dela
~Pode conter pequenos spoilers ao decorrer do texto~
Assisti a esse filme em 2013 e novamente agora em 2026 depois de tê-lo indicado em um clube de cinema que participo.
A ideia era que conhecessem essa obra e também para que eu analisasse ela a partir de uma ótica 13 anos depois.
_______________________________________
Algumas coisas eu não me lembrava, outras eu lembrava de uma forma diferente, mas a essência do filme me era bem vívida.
Continuo gostando do filme e achando a sacada muito interessante, sendo um filme de vingança muito bom, mas é inegável que a forma como compreendo esse filme hoje é um pouco diferente de 2013.
_______________________________________
O desenrolar da vingança criada pela profª Moriguchi é sensacional, porque ela não trabalha de forma sanguinária, ela busca ir deteriorando o psicológico de cada um dos envolvidos até o ápice da vingança, utilizando isso como uma forma de torturá-los.
É interessante ver como os dois personagens são diferentes e recebem cada informação e ação da professora de forma diferente, trazendo uma profundidade ao universo que é muito bem colocada e trabalhada.
É muito legal ver que a própria vingança da profª foi um processo e a forma "fria" com a qual ela lida com tudo também foi construída ao decorrer das situações. Algo que fica claro nos momentos em que ela aparece tirando o sangue do marido, mostrando que ela realmente queria fazer o que disse ter feito, mas que acabou não conseguindo e o caminho da vingança foi se modificando.
Gosto de como as coisas vão se encaixando ao decorrer do filme e sendo explicadas pouco a pouco, mostrando que cada ação da Moriguchi foi pensada para atingi-los depois de uma longa análise sobre o perfil de cada um dos dois assassinos.
_______________________________________
Minhas principais críticas ficam para a cronologia, que fica consideravelmente confusa em vários momentos, precisando esperar o filme avançar um pouco pra compreender em que tempo estamos.
Também não gosto muito de algumas cenas em câmera lenta e a forma como alguns momentos foram gravados, com fundo preto e uma sensação de que foi feito dentro de uma caixa, tirando a profundidade da cena.
Outra questão que me incomodou um pouco foi a forma como a narrativa se desenrolou. A apresentação de pontos de vista é interessante, mas confesso que a única parte que realmente me interessou foi a da professora, a perspectiva dos outros personagens serve para fechar o fio, mas não para me entreter.
Também me incomodou a parte final do filme com a profª aparecendo na escola e se expondo depois de tudo que aconteceu, acharia mais interessante ela fazendo tudo isso das sombras, porque não é muito crível que ela sairia impune nessa situação.
Sendo algo que me questionei um pouco, saber o final de cada uma das pessoas envolvidas, pois, como mencionado por ela, crianças não sofrem com as leis e não podem ser julgadas por assassinato, então o que aconteceria com o Watanabe depois que achassem o corpo da menina? o que aconteceu com a profª? o que aconteceu com o Shimomura depois da morte da mãe?
_______________________________________
Obviamente que esses questionamentos não tiram o brilhantismo da obra, mas diminuem consideravelmente o impacto.
No geral, é realmente um ótimo filme e sigo com o pensamento similar ao de 2013.
Que vingança bem feita
A estética ficou um pouco datada, assim como os efeitos na parte final do filme. Passando por cima disso, a obra é realmente excelente. Roteiro muito bom, como várias linhas do tempo que vão se encaixando e uma conclusão que faz você pensar por um bom tempo.