L'enclos

1961

L'enclos

• Enclosure - Estados Unidos da América

Este poderoso drama sobre um campo de prisioneiros é o primeiro filme do diretor e co-roteirista Armand Gatti, e reflete o ressurgimento do interesse no início dos anos 60 pelos crimes contra a humanidade cometidos pelos nazistas na Segunda Guerra.

Focaliza dois homens em um campo de concentração que foram torturados. Um deles, Karl (Herbert Wochinz), é um forte alemão anti-nazista - alvo da Gestapo. O SS quer informações sobre uma organização de combatentes da resistência dentro da prisão, e Karl tem essas informações. O outro homem, David (Jean Negroni), é um judeu.

Os oficiais do campo fazem um jogo perverso: mandam que eles lutem até a morte, e o sobrevivente seria libertado. Caso contrário, ambos serão executados. Os oficiais têm certeza de que o alemão se sentirá obrigado a matar o "inferior judeu". Fazem uma aposta.

Filme celebrado no 2 º Festival Internacional de Cinema de Moscou, onde Gatti ganhou o “Silver Prize” de Melhor Diretor. Também recebeu o Prêmio da Crítica no Festival de Cannes em 1961.

1961