La peinture cubiste

1981

La peinture cubiste

• The Cubist Painting - Estados Unidos da América

Encomendado para a série de televisão francesa Regards Entendus, La peinture cubiste é uma investigação multifacetada e indescritível da percepção da realidade e da representação através do cinema, da pintura e do vídeo. Desdobrando-se como uma narrativa ficcional evocativa e implícita, esta obra foi sugerida por um texto de Jean Paulhan em que um homem experimenta e percebe a vida cotidiana como se estivesse no espaço multifacetado de uma pintura cubista. Alternando entre filme e vídeo, Kuntzel e Grandrieux exploram a percepção física e psíquica, construindo uma analogia entre a forma como o vídeo transforma a representação fílmica convencional e a forma como o cubismo fraturou os códigos de perspectiva do espaço pictórico clássico. Transitando entre a abstração e a materialidade, o real e o imaginário, esta obra sugere passagens entre pintura, cinema e vídeo.

1981

Elenco de La peinture cubiste