Lieksa!

2007

Lieksa!

Produzido na Finlândia, Lieksa! nunca cruzou realmente o Atlântico, nunca foi exibido em salas de cinema da América (exceto festivais), muito menos do Brasil.
A história é focada na vida de um grupo de ciganos que ganham a vida através do trabalho das mulheres de costurar vestidos de noiva.
A família em questão é a família Koppelo: grande, espaçosa (ainda que vivam em trailers), completamente liderada por mulheres, e extremamente preocupada em manter sua memória, motivo de tanto orgulho. Elas não se cansam de repetir a história de suas antepassadas, costureiras do czar russo Nicholas II, responsáveis pelos mais belos vestidos da família real. Este parece ser o que sobrou para ser compartilhado com quem aparece de fora.
O filme começa com o sequestro de um jovem sem nome que passa a ser chamado pela família de Kasper. O jovem, que perde a fala no momento do sequestro, passa a conhecer aquelas pessoas que fogem do seu habitual e no caminho para Lieksa, se afeiçoa deles o suficiente para defendê-los quando preciso.

14 de Setembro de 2007

Elenco de Lieksa!