Produções importantes de filmes e séries que mostram e fazem parte da História da Cena Ballroom e do Voguing.
The Queen (1969) - Crystal LaBeija fundadora original da House of LaBeija, uma das primeiras houses originais na cena mainstream. integra o filme e marca com um discurso histórico sobre o racismo e a invisibilidade das Drag Queens negras e latinas nas Ballrooms clássicas de concurso de beleza estado-unidenses. Depois desse episódio as Balls periféricas começaram a crescer e destacar e premiar e terem suas próprias estrelas dentro de bairros fora do centro.
Paris is Burning (1990) - Este documentário dirigido por Jennie Livingston tornou-se um ícone por apresentar ao mundo a cena das balls em sua essência no salão 'Paris' no bairro do Harlem. As categorias originais de uma Ball, termos e gírias da comunidade e a dança "Vogue". Tudo através de personagens que nos mostram suas vivências e resistências e união nesse mundo de competições e de busca de glória e reconhecimento dentro da sua comunidade e fora de um mundo onde elas são invisibilizadas.
How Do I look? (2006) - Documentário realizado para mostrar a cena ballroom depois de 30 anos após Paris is Burning. Trazendo alguns integrantes originais do cast como Octavia St. Laurent e Willi Ninja para debater e trazer a visão real narrada por eles próprios sobre as decepções com o documentário dirigido por Jennie Livingston. E trazer naturalidade sobre como é a cena ballroom nos anos 2000.
Leave It on The Floor (2011) - Primeiro filme de drama musical trazendo elenco e personagens negros com o enredo inserido na cena ballroom.
Kiki (2016) - Documentário narrando a vida de Jovens negros LGBTQ+ em Nova York na cena "Kiki". A cena Kiki é a cena ballroom em seu modo mais underground, ou seja, fugindo dos grandes bailes. A cena Kiki são bailes menores, mas que possuem grandes integrantes e Houses diversas para aprenderem e batalharem entre si na noite. São lugares da raiz da Ballroom onde agregam os negros, pessoas trans e latinos e imigrantes.
Strike a Pose (2016) - Documentário onde narra a vida dos integrantes originais da The Blond Ambition Tour, uma das turnês mais icônicas da cantora Madonna. Estes dançarinos apresentavam e vendiam estilo e marcaram uma geração de gays na década de 90. Atráves de Paris is Burning e a The Love Ball (1989). Madonna através de Willi Ninja conheceu de perto a cena dos bailes e a dança Vogue. Decidiu então escolher um cast de dançarinos de dentro dessa comunidade para compor sua nova turnê após o lançamento do seu single "Vogue", lançado também em 1990 inspirado na Cena Ballroom. Jose (hoje atual pai da House Xtravaganza) e Luis Xtravaganza foram voguers que trabalharam com a cantora de perto.
My House (2018) - Uma série de docs falando sobre a Cultura Ballroom e a cena em Nova York na atualidade. Seguindo voguers 'Stars' e' Legendarys Children' Tati 007, Alex Mugler, Jelani Mizrahi, Lolita Balenciaga, Relish Milan e a commentator Precious Ebony.
Pose (2018) - Série inspirada na Cultura Ballroom do final dos anos 80, produzida por Ryan Murphy. Uma de suas inspirações para a série foram os personagens originais do documentário Paris is Burning. O elenco principal é integrado por pessoas negras, marrons (latinas) e principalmente trans. Foi um marco e um revival para a nova geração conhecer e se aprofundar em suas origens.
Lista editada há 4 anos
11 0