Filme Estrutural foi um movimento de cinema experimental proeminente nos
Estados Unidos na década de 1960 e que se desenvolveu nos filmes materialistas estruturais no Reino Unido na década de 1970.
Em uma visão geral, O termo foi cunhado pelo P. Adams Sitney que observou que os artistas de cinema, como Michael Snow , Hollis Frampton , George Landow (aka Owen Terra ), Paul Sharits , Tony Conrad , Joyce Wieland , Ernie Gehr , Birgit e Wilhelm Hein , Kurt Kren , e Peter Kubelka haviam se afastado as formas complexas e condensadas de cinema praticado por artistas como Sidney Peterson e Stan Brakhage . artistas do "Filme estrutural" perseguiam em vez disso, uma arte mais simples, às vezes até mesmo pré-determinado. A forma da película foi crucial, o conteúdo periférico. Este termo não deve ser confundido com o termo literário e filosófico do estruturalismo .
Dentre as características, Sitney identificou quatro características formais comuns em filmes estruturais, mas todas as quatro características que não estão normalmente presentes em qualquer filme único:
posição da câmera fixa (um enquadramento aparentemente fixo)
efeito flicker (efeito estroboscópico devido à natureza intermitente do filme)
impressão de loop
refotografia (fora da tela)
Tem-se observado por George Maciunas que estas características também estão presentes em filmes Fluxus .
Lista editada há 9 anos
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