Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Manu Tupou

Manu Tupou

Nomes Alternativos: Manu Topou | Manu Topu

0Número de Fãs

Nascimento: 5 de Janeiro de 1935 (69 years)

Falecimento: 5 de Junho de 2004

Lomaloma, Lau - Fiji

Foi um ator, escritor, diretor e professor fijiano que viveu nos Estados Unidos.

Ele treinou por 15 anos em Nova York com os melhores professores: Lee Strasberg, Stella Adler, Uta Hagen, Harold Clurman, Sanford Meisner. Ele foi graduado com honras pela American Academy of Dramatic Arts (Nova York) e membro sênior vitalício do Actors Studio (Nova York e Hollywood). Ele recebeu um BA pela University of Hawaii e pela University of London.

Manu Tupou nasceu em Lomaloma, Lau, nas Ilhas Fiji. Depois de concluir seus estudos na Universidade do Havaí com uma bolsa do governo dos EUA, ele começou a estudar na Universidade de Londres com uma bolsa da BBC. Nas férias de verão, sua namorada disse-lhe que ele se encaixava na descrição de um anúncio de casting no jornal local. Quando ele chegou, a diretora de elenco Marion Dougherty tirou uma foto que ela havia adquirido do Bureau de Visitantes de Fiji. Por brincadeira, ele posou com o substituto de Dinah Shore, que estava em Fiji trabalhando em um especial de Natal para uma rede. A imagem se tornou um pôster que adornava a parede do aeroporto de Fiji. Quando Dougherty e o diretor George Roy Hillviram, eles sabiam que haviam encontrado seu homem. Quando eles perguntaram ao Bureau de Visitantes de Fiji onde poderiam encontrar este jovem, eles foram informados de que ele era de grande importância (já que ele fazia parte da família real de Tonga e era bastante digno de nota na ilha). O Bureau disse a eles que ele estava no Havaí de férias para estudar. Dougherty e Hill foram ao Havaí para procurá-lo, então, quando ele chegou ao endereço no anúncio, eles o estavam esperando. Ele fez o teste e ambos sentiram que haviam encontrado seu príncipe. Mas Tupou recusou, pois ele começaria a escola em alguns dias.

Ele voltou para Londres. Depois de algumas semanas, ele recebeu um telefonema de uma voz autoritária. “Esteja pronto às 9h” Os produtores do filme persistiram. Uma limusine estava esperando por ele. O motorista pagou o aluguel e o levou à BBC. Foi aqui que o presidente da BBC disse a Tupou que manteria sua bolsa aberta por dois anos. Ele então foi equipado para um terno, recebeu um punhado de dinheiro e foi enviado para o aeroporto, onde voou para Hollywood para ir para o Samuel Goldwyn Studios. Ele chegou no set do Havaí, onde começou no cinema. Assim começou sua carreira. Enquanto estava com Dougherty em Nova York, ele foi apresentado a Lee Strasberg.

Em Nova York, ele estudou no Carnegie Hall no Actors Studio com nomes como Al Pacino, Robert De Niro e Shelley Winters. Foi aqui que começou a se desenvolver como artista. Ele começou a trabalhar em filmes e programas de televisão e até na Broadway. Foi aqui em Nova York que estudou com grandes nomes da época, para depois desenvolver sua própria técnica. Esta técnica foi desenvolvida a partir do que ele aprendeu e dos erros que sentiu ter cometido ao usar a memória dos sentidos, que ele sentiu prejudicar sua sanidade devido ao uso de momentos passados ​​de dor e inconsciência.

Obtendo conhecimento verdadeiro e aplicações viáveis ​​de sua extensa experiência educacional nas artes, Manu Tupou formulou suas descobertas na simplista, mas revolucionária, "New Era Acting Technique" (NEAT). A marca registrada da técnica NEAT é seu respeito pela santidade e sanidade do artista individual - atualizando a criação do artista longe das limitações da memória e experiências passadas relembradas, para uma "fatia de vida" mais redentora e edificante, acontecendo aqui e agora na atualidade. Esta foi a principal diferença na abordagem da maneira como seu mentor Lee Strasbergensinou Tupou e seus colegas de classe. Uma das principais filosofias por trás da técnica é que cada talento é uma essência única em si - e também o elemento criativo mais importante, único e irredutível em qualquer produção. Igualmente único (quase sem exceção), cada talento observado terá seu próprio "problema de trabalho" como artista criativo. Pequeno ou grande, o problema de trabalho pode efetivamente sabotar as habilidades criativas de qualquer ator e, portanto, sua carreira. Tupou, um aspecto importante não era apenas identificar correta e precisamente o problema de trabalho de um ator, mas, mais importante, fornecer uma rota viável pela qual tais problemas pudessem ser superados por meio da compreensão e aprimoramento da habilidade artística.

O ator Corin Nemec disse sobre Tupou:

“Estudei com Manu Tupou, ele tinha sua própria companhia de teatro chamada American Repertory Company. Ele estava no Actor's Studio quando Marilyn Monroe estava lá. O que ele ensinou foi o seu próprio Método, que era criar o personagem conforme era roteirizado ”, disse Corin. “Vivendo a vida do personagem conforme as batidas e os momentos sugeridos no material. Em seguida, encontrar quaisquer batidas e momentos novos e originais que resultem disso, trabalhando com o diretor e vivendo a vida do personagem organicamente no momento. Como está escrito, é isso que o personagem faz - não eu. É assim que me separo disso. Eu não uso o Método. Não estou entrando em meu próprio passado para criar uma condição psicológica que me levaria, como ator, a criar aquele momento. Quando você pode abraçar a vida do personagem e o ambiente e a cena que está acontecendo, o resto acontece naturalmente se o seu instrumento estiver afinado............ Aprendi com Manu que não importa qual seja o projeto. É importante o que você traz como artista. Não importa qual seja o enredo, seja tão bobo quanto SS Doomtroopers ou Mansquito ou coisas que eu fiz do SciFi Channel, que foram muito divertidas, vou trazer para isso tudo que tenho a oferecer como um artista."

A partir do final dos anos 1970, ele ensinou interpretação na American Repertory Company, onde se concentrou intensamente em cada aluno individualmente, já que nunca deixou a classe ficar com mais de 12 alunos por vez. Ele queria ter o luxo de dar algo em torno de 15 minutos, e às vezes até uma hora, de feedback e críticas. Isso foi altamente eficaz, garantindo que na próxima vez que o aluno viesse para a aula e apresentasse seu trabalho, ele fosse levado para o próximo nível. Tupou treinou Eric Roberts, Ernie Reyes Jr., Calvin Levels, Santino Ramos, Jerri Manthey, Kath Soucie e Arash Dibazar, entre outros.

Ele morreu de câncer pancreático em 2004.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.