Memória Fértil

Aguardando revisão.
Compartilhar
Memória Fértil (1980)
Al Dhakira al Khasba/ Fertile Memory
Média do filme: 4.2 de 5 — baseado em 4 votos
MÉDIAFILMOW
4.2
4 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Michel Khleifi

Dirigido por

Carregando Publicidade...

Sinopse

Primeiro longa-metragem filmado dentro do território da Palestina chamado de “Linha Verde”, localizado na fronteira com Egito, Jordânia, Líbano e Síria, combina ficção e documentário ao narrar a história de duas mulheres muito diferentes: Farah Hatoum, uma viúva de 50 anos e trabalhadora de Nazareth, e a escritora Sahar Khalifeh, que se divorciou e vive com a filha na área de West Bank, em Ramallah, região ocupada por Israel desde 1967. O diretor observa bem de perto o dia a dia das duas mulheres e elabora um retrato da condição da mulher na sociedade palestina, da vida dirigida pela ocupação e da dominação masculina. A história, a realidade, o futuro, as contradições da Palestina são refletidas através destas duas mulheres, a intelectual e a trabalhadora braçal – ambas na mesma luta por liberdade e dignidade

Gênero:
Gênero:

Fotos e Trailers

Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Jogos Vorazes - Maratona | Teaser Legendado

Jogos Vorazes

Comentários 5029
amigos querem ver
alancecatoator5
Alan Cecato
1 ano atrás

"Mas para uma mulher divorciada é difícil ficar em pé. Ela tem que ser bem rígida."

A Memória Fértil (Athakira Al-Khasba. Bélgica/Palestina,1980)

Direção: Michel Khleifi.
Com:Farah Hatoum, Sahar Khalifeh.

Uma das coisas que mais gosto na Mostra é ver (ou rever) cópias restauradas de filmes tão importantes como esse "A Memória Fértil" de Michel Khleifi que é considerado o primeiro diretor palestino a produzir e lançar um longa metragem.

O longa acompanha Sahar Khalifeh, uma jovem escritora e professora divorciada que vive e trabalha em Ramalá, e Farah Hatoum, uma viúva mais velha que se recusa a deixar o que restou de suas terras.

Duas mulheres palestinas que, por diferentes razões, vivem uma situação de inércia, em consequência de uma sociedade árabe patriarcal e opressiva e uma ocupação israelense que as colocou na condição de estrangeiras em sua própria terra.

O filme acompanha as vidas diárias dessas mulheres de gerações distintas de forma delicada e poética, mostrando a resiliência e força de uma classe duplamente oprimida.

Mais de 40 anos se passaram e o longa continua intacto.

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (2)

Elenco de Memória Fértil

Mostrar mais (2)
Farah Hatoum 0 0

Farah Hatoum

Sahar Khalifeh 0 0

Sahar Khalifeh

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: