Memórias de Sangue

2014

Memórias de Sangue

O documentário, que tem a direção de fotografia de André Feijó, conta a história do advogado, jornalista e militante comunista alagoano Jayme Miranda, que foi sequestrado em fevereiro de 1975 e assassinado pela Ditadura Militar. Seu corpo nunca foi encontrado.

Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde o início dos anos 40 do século passado, Jayme Miranda sumiu em uma rua do Rio de Janeiro quando foi ao encontro de um companheiro de partido que deveria entregar-lhe documentos para que pudesse fugir do País por causa das perseguições da polícia política.

Naquela época, a Ditadura Militar brasileira, implantada em 1º de abril de 1964, era comandada pelo general Ernesto Geisel. Depois de esmagar inúmeras facções da esquerda que haviam optado pela luta armada contra o regime, o governo ditatorial ordenou que os órgãos de repressão investissem contra o Partido Comunista Brasileiro, que optara pela luta revolucionária pacífica.

2014

Elenco de Memórias de Sangue