3. > Minutos Extremos

Título Deterrence (Original)
Ano produção 1999
1999 ( Mundial )

Em 2008, após a morte do presidente americano Buckingham, o vice-presidente Walter Emerson (Kevin Pollack) assume o comando do país pensando nas eleições primárias, que poderão legitimá-lo como presidente dos EUA. Durante uma viagem ao Colorado, o presidente e sua comitiva, composta pelo assessor Marshall Thompson (Timothy Hutton) e pelo conselheiro de Segurança Nacional, Gayle Redford (Sheryl Lee Ralph), são pegos por uma nevasca e acabam abrigando-se numa cafeteria. Enquanto o Presidente conversa com o dono do local e alguns clientes, um boletim na TV informa que o filho de Saddam Hussein, invadiu o Kwait, aprisionando vários soldados da ONU. Depois de ter uma conversa telefônica com seus Secretários de Defesa, Emerson toma uma decisão e decide comunicá-la ao povo americano, e ao mundo inteiro - direto da cafeteria - graças a uma equipe de TV que o seguia em sua campanha. Ele lançará um ataque nuclear ao Iraque - começando pela capital Bagdá - caso as tropas de Hussein não deixem o Kwait dentro de uma hora. No entanto, o Iraque responde que, se atacado, 23 cidades americanas e de nações aliadas, serão destruídas em um contra-ataque mortal. O filme foi escrito e dirigido pelo ex-crítico de cinema Rod Lurie.