O Ursinho

1981

Miś

• Teddy Bear - Estados Unidos da América

O presidente do clube esportivo "Arco-íris", Richard Ochódzki, chamado de Ursinho, vai para Londres. Porém fica detido porque de seu passaporte foram arrancadas algumas páginas. Ochódzki suspeita de sua esposa, Irena, que queria impedir sua viagem, ou pelo menos atrasá-lo e chegar em Londres primeiro. Anos atrás o casal abriu uma conta bancária em um banco de Londres. A separação os forçou a à divisão dos bens. Só que ninguém gosta de dividir com o outro o dinheiro acumulado no exterior. O dinheiro então ficará com aquele que chegar primeiro. Ochódzki não se rende facilmente e tenta de qualquer maneira derrubar o plano da mulher, conseguindo ao mesmo tempo um novo passaporte.
O filme foi criado em uma época de quebra na história moderna da Polônia, quando de repente se verificou que era possível rir de quase tudo. Ficou então mais difícil ainda criar algo que divertisse o público. Stanisław Bareja e Stanisław Tym (autor do roteiro) inventaram então esta historinha complicada sobre Ricardo “Ursinho”, que disputa com a ex-esposa uma boa grana depositada no exterior, mas esse conto serve como pretexto para mostrar os absurdos do dia-a-dia dos anos 70/80.

1981

Elenco de O Ursinho