Dirigido por
Data de lançamento
17 Junho 2026Duração
Os brinquedos estão de volta. Desta vez, Buzz Lightyear, Woody, Jessie e o resto da turma enfrentam um novo desafio ao conhecerem Lilypad, um novo tablet com ideias nada convencionais sobre o que é melhor para Bonnie. Será que a hora de brincar voltará a ser a mesma?
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Filme agradável, com temas bem atuais e uma boa música da Taylor. Pra mim, fica bem claro que, se Toy Story 4 era muito mais sobre a relação entre Woody e Betty, esse é definitivamente sobre Jessie e Bonnie.
Ainda assim, pra mim, o fim definitivo de Toy Story aconteceu em Toy Story 3, quando Andy vai para a faculdade e entrega os brinquedos para Bonnie. Foi um encerramento perfeito. As sequências seguintes eu consigo gostar, mas, particularmente, acho que funcionariam melhor se fossem tratadas como outros títulos, em vez de continuar carregando o peso de serem “Toy Story”. Algo que aconteceu com Procurando Nemo: a sequência virou Procurando Dory. Aqui, poderiam ter feito algo semelhante: Jessie — Uma História de Toy Story
15/09/26 (inglês)
mts emoções envolvidas
(assistido no cinema com meus 6 sobrinhos)
Numa determinada manhã, minha filha de 7 anos olhou para mim e perguntou: “Mamãe, por que os adolescentes não brincam? E, quando vira adulto, volta a brincar?”. Eu disse a ela que era porque, quando a gente se torna adulto, começa a entender a importância de manter vivo o nosso lado infantil e, então, passamos a brincar novamente com os nossos filhos, sobrinhos e com os filhos de nossos amigos.
Minha filha não sabia ao certo, mas, naquele momento, estava começando a aprender sobre as diferenças geracionais e sobre as barreiras que passamos a desenvolver à medida em que vamos crescendo e amadurecendo.
De certa maneira, os filmes da série de animação “Toy Story” também se adaptam às transformações ocorridas ao longo dos anos e relacionadas ao universo no qual as histórias desses longas se passam. Dessa forma, no filme “Toy Story 5”, animação dirigida por Andrew Stanton e McKenna Harris, os brinquedos lidam com a difícil concorrência dos dispositivos eletrônicos.
No contexto em que a história se passa, o Lilypad, um tablet com diversos aplicativos interativos e jogos, é o objeto de desejo da criançada. A protagonista da história, a menina Bonnie (dublada por Scarlett Spears, na versão original) não se atrai muito por esse tipo de dispositivo, até perceber que, para ser aceita por outras crianças de sua idade e estabelecer novas amizades, ela precisa ter um desses. E é assim que ela acaba deixando os seus brinquedos de lado.
No contexto em que a história se passa, o Lilypad, um tablet com diversos aplicativos interativos e jogos, é o objeto de desejo da criançada. A protagonista da história, a menina Bonnie (dublada por Scarlett Spears, na versão original), não se atrai muito por esse tipo de dispositivo, até perceber que, para ser aceita por outras crianças de sua idade e estabelecer novas amizades, precisa ter um desses. E é assim que ela acaba deixando os seus brinquedos de lado.
Também é importante lembrarmos que não é só Bonnie que prefere brincar com os dispositivos eletrônicos. Essa é uma realidade para grande parte das crianças que vivem a infância atualmente. A discussão que “Toy Story 5” estabelece, portanto, é aquela que coloca em questão o uso desses dispositivos, especialmente quando pensamos que a brincadeira raiz - para usar uma gíria bastante conhecida por nós, brasileiros - estimula a imaginação e o desenvolvimento de habilidades psíquicas, motoras e sociais, entre tantos outros benefícios.
Embora não tenha o mesmo lado emocionante de outros longas da série, “Toy Story 5” consegue transmitir sua mensagem de uma forma bastante assertiva, principalmente ao dialogar sobre as transições entre gerações, sobre a história que existe por trás de todos aqueles brinquedos e, sobretudo, quando toca em todos nós. Afinal, somos - e fomos - crianças que se transformaram, e ainda irão se transformar, em adultos que sabem muito bem o que significa essa transição: o momento em que os brinquedos começam a não fazer sentido para aquilo que estamos vivendo.
Um filme que conta muito sobre as crianças atualmente, não saem das telas porque querem "brincar com amigos" e mudam de opinião sobre a maneira de brincar ou ter brinquedos.