2. > Curtas Metragens
  3. > Monangambé

Título Monangambee (Original)
Ano produção 1968
1968 ( Mundial )

Monangambé representa o desconhecimento da cultura angolana pelos portugueses e o tratamento brutal a que os prisioneiros políticos eram sujeitos. Após uma sequência inicial em que várias pessoas são transportadas até uma prisão, mostra uma mulher (Elisa Pestana) que visita o companheiro. Enquanto se tocam e abraçam, a mulher sussurra-lhe algo que faz com que o guarda (Zinnet) os afaste imediatamente e leve Matesso. No sussurro, a mulher lhe diz que vai levar para ele o “fato completo” que é retido como indício suspeitoso. O guarda acredita que deve haver algum bilhete escondido nas dobras das roupas que Matesso recebe; porém, não encontrando nada, o prisioneiro é submetido a um intenso processo de tortura para que confesse. O que eles não sabem, no entanto, é que “fato completo” é um prato típico de Luanda.