Monsterland

2009

Monsterland

Monsterland viaja no tempo e ao redor do mundo, explorando diversos tipos de monstros, desde as origens do monstro de látex no devastado Japão do pós-guerra aos alienígenas e assassinos em série do cinema americano dos anos 1980, e à ascensão dos descendentes digitais de King Kong em face de Terrores do século 21. Um após o outro, surge um amplo espectro de monstros que reflete a gama de nossos medos e anseios. O diretor Jörg Buttgereit, ele mesmo um fã de monstros e também diretor de filmes de terror, reúne diante das câmeras os grandes mestres e conhecedores do gênero: criadores de monstros como o criador de Gremlins Joe Dante, o diretor analítico de terror John Carpenter, designers de monstros como HR Giger e o pintor Joe Coleman, o guru dos efeitos especiais Gregory Nicotero, o maquiador Rick Baker e o artista do Godzilla Kenpachiro Satsuma. Eles discutem suas vidas e seu trabalho com e para suas criaturas monstruosas e nos relatam a paixão sombria que compartilham. Este documentário é uma viagem visual de exploração aos centros da cultura dos monstros: a megacidade de Tóquio, um organismo gigantesco que cria monstros-máquina; a ensolarada cidade de Los Angeles, onde assassinos armados de facas vagam pelas ruas noturnas; e os graciosos arranha-céus de Nova York, que tanto no cinema quanto na realidade foram transformados em um panorama do fim do mundo. As impressões desses lugares convergem nas imagens densas de antigos e novos filmes de monstros, misturando-se com desenhos sinistros e surreais de designers de monstros, vistas da câmara de horrores dos estúdios de efeitos especiais e fotos de fãs em fantasias de monstros bizarros.

29 de Março de 2009