No More Fleeing

1955

Nicht mehr fliehen

Filmado em preto e branco granulado e no formato 3:4 então padrão, o primeiro plano mostra uma paisagem desértica com árvores murchas e montanhas nuas, sobre as quais um caminhão velho entra no vale. Ao volante está Gerard, um criminoso, devemos supor por sua pistola, e no beliche, Sapphire (Xenia Hagman), uma mulher bonita e enigmática com uma pulseira larga. A estrada termina em um deserto arenoso não muito longe de uma cidade portuária abandonada. Postes de eletricidade ou telégrafo estão ao redor, uma linha férrea leva em direção ao mar. Ouvimos o tráfego de rádio desde o início, fala-se de uma "zona" e da detonação de uma bomba atômica.

Um dos filmes de vanguarda europeus mais importantes do pós-guerra, este longa-metragem ofereceu um comentário devastador sobre o clima europeu de meados do século. Uma paisagem macabra de impotência e absurdo, povoada por viajantes ambíguos, finalmente explode em violência sem sentido.

"Chega de fugir", de 1955, é o primeiro longa-metragem de Herbert Vesely, um filme que nunca se adaptou ao seu tempo. Está na origem do que mais tarde foi coletado sob o termo "Young German Film" - Kluge, Schlöndorff, Schamoni. A ousada produtora de Hans Abich "Filmaufbau" deu ao jovem de Viena carta branca, Cocteau, Camus e de Chirico o inspiraram, explicou Vesely. Em 1962 foi um dos signatários do Manifesto de Oberhausen. Nos anos que se seguiram, ele não gerenciou nenhum grande projeto cinematográfico, apenas novamente na década de 1970, um filme baseado em Peter Handke e outro sobre Egon Schiele.

1955

Elenco de No More Fleeing