Dirigido por
Duração
Em 1960 correndo descalço pelas ruas de Roma, um desconhecido etíope surpreende o mundo ao conquistar o ouro olímpico na maratona. Durante a noite, Abebe Bikila tornou-se uma lenda dos esportes. Um herói em seu próprio país e para o continente, Bikila foi o primeiro Africano a ganhar uma medalha de ouro, e quatro anos mais tarde, em Tóquio se tornaria a primeira pessoa na história a ganhar medalhas de ouro consecutiva na maratona olímpica. Este soldado e filho de um pastor quieto seria reconhecido por muitos como o maior corredor de longa distância que o mundo já conheceu.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Marília Mendonça: Sentimento Louco
Bikila era etíope, corria descalço, tinha um fusca, era soldado da segurança imperial, caladão, altruísta, determinado e com fé em Deus.
O Atleta é um filme honesto e simples sobre o Abebe Bikila - Afinal, só corredores entenderão cada momento da película?
E sua busca solitária... well... o final impressionante?!... só assistindo pra ter suas próprias conclusões.
um sati que eu possa assistir esse filme ou baixa pelo torrent
Vale a pena conferir! Belíssima história... Vitórias, tragédia e superação!
Por ironia quis o destino que um soldado de segunda classe que servia a guarda imperial do imperador Haile Seilassie da Etiópia, brilhasse em solos de seus invasores italianos. Abebe Bikila que se recusara a usar o par de tênis que haviam lhe entregado, alegando desconforto, preferiu fazer o percurso inteiro descalço, até então nenhum africano havia conquistado a glória do lugar mais alto do pódio olímpico, totalmente desconhecido e quase não embarcando para as olimpíadas, Abebe Bikila desbancou todos os favoritos na maratona de Roma em 1960, batendo o recorde mundial, e entrou para a história como o primeiro ganhador de uma medalha de ouro do continente africano. As olimpíadas para os africanos se resume no antes e depois de Abebe Bikila que abriu caminho para posteriormente os africanos dominarem o mundo em provas de fundo. Abebe Bikila pouco tempo depois de fazer uma cirurgia para retirar o apêndice, correu a maratona nas olimpíadas de Tóquio em 1964, e voltou a ganhar mais uma medalha de ouro, batendo novamente o recorde mundial. Infelizmente sofreu um acidente de carro e ficou paraplégico, não podendo mais dar ao mundo o prazer de vê-lo correndo. Este filme é uma singela homenagem ao grande esportista Abebe Bikila que brilhará eternamente no hall da fama dos jogos olímpicos. Belíssimo filme!
Ótimo filme, tem um estilo de narrativa bem diferente, com muitos flashbacks, mas suas tomadas panorâmicas são sensacionais. Quando comecei a assistir, não tinha lido a sinopse, não sabia que era uma biografia. Quando soube que era sobre o Abebe Bikila (maratonista que ganhou competindo descalço) fiquei mais interessado ainda, mas não sabia de outros fatos de sua vida que são retratados no filme. Recomendo.