O Cerco: A Democracia nas Malhas do Neoliberalismo

2008

L’ Encerclement – La Démocratie Dans Les Rets Du Néolibéralisme

Retrato da ideologia neoliberal por meio do pensamento de intelectuais renomados, com uma análise dos diversos mecanismos práticos dessa ideologia, como a desregulamentação, a redução do papel do Estado, a privatização e o controle da inflação em lugar da recessão. A doutrina começa em 1947, com a fundação da Sociedade Mont Pèlerin, grupo de pensadores neoliberais financiados por empresas multinacionais. Desde o final da Guerra Fria, o índice de reformas neoliberais tem aumentado. Em suas entrevistas, o filme busca resposta para a pergunta: por trás da cortina de fumaça ideológica e dos interesses de um mercado livre, para além da “mão invisível” do mercado, o que realmente está acontecendo?

[Sinopse retirada do site da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo]

PS: se procurarem por "Encirclement - Neo-Liberalism Ensnares Democracy" no youtube, você encontra em inglês vários exertos do filme que servem como trailers, são 5 no total!

2008