3. > O Corcunda de Notre Dame

Título Notre-Dame de Paris (Original)
Ano produção 1956
19 de Dezembro de 1956 ( Mundial )

O ano é 1942, e o Festival dos Tolos já está correndo na praça de Notre Dame em Paris. Enquanto muitos brincam e encenam peças, o horroroso corcunda Quasimodo, o tocador do sino da catedral, está sendo humilhado e atormentado por um bando de ciganos. Mas ninguém pode atingi-lo, pois ele é protegido pelo chefe de justiça da cidade Frollo. Além de estar cheio de problemas, Frollo está com a consciência atormentada pela beleza da bela cigana Esmeralda, e um romance entre os dois seria considerado completamente inadequado para sua posição, visto que os ciganos são nômades rejeitados pela sociedade. Quando Frollo envia Quasimodo para cortejar a cigana para ele, o corcunda acaba assustando-a e é preso; enviando Esmeralda para os braços de Phoebus, o capitão do exército.