3. > O Grande Guerreiro

Título Chief Crazy Horse (Original)
Ano produção 1955
27 de Abril de 1955 ( Mundial )

O filme começa em 1854, quando o chefe Urso Vitorioso foi morto pelos soldados da cavalaria americana. Antes de morrer ele fez a profecia de que um grande guerreiro iria surgir para liderar todas as tribos da nação sioux. O pequeno índio Cavalo Louco escutou a profecia e logo depois tem a visão de um chefe índio montado em um cavalo dourado e com a cabeça ornamentada com as penas vermelhas de um gavião.

Ao crescer, Cavalo Louco se torna um grande guerreiro. Ele tem como rival seu primo Pequeno Grande Homem. Quando Cavalo Louco consegue como esposa Chale Negro, graças à ajuda das mercadorias que lhe dá o comerciante branco Twist, Pequeno Grande Homem não se conforma e luta contra Cavalo Louco. Derrotado, ele é banido da aldeia e vai para o Forte Laramie, onde se torna um dos batedores índios da cavalaria.

No forte, Pequeno Grande Homem conta a comerciantes gananciosos que há ouro em Black Hills, a terra sagrada dos Sioux. Quando a notícia se espalha e os garimpeiros invadem as terras, os índios entram em guerra. Cavalo Louco se torna o guerreiro líder e comanda seus homens em várias batalhas contra os soldados, conforme previa a profecia.